sábado, 10 de março de 2012

Servidores e usuários farão ato por condições de atendimento no Hospital Carlos Tortelli em Niterói

De Sindsprev/RJ, por Olyntho Contente em 09/03/2012

Servidores e usuários do Hospital Carlos Tortelli (ex-CPN) farão manifestação, na próxima terça-feira (13/3), a partir das 10 horas, exigindo condições dignas de atendimento e trabalho. O ato será em frente à unidade que já foi a principal da rede pública municipal.

O Carlos Tortelli foi abandonado pelo prefeito Jorge Roberto da Silveira (PDT). Há tempos se encontra sem vários equipamentos, com falta de insumos básicos e de pessoal. Além dos servidores, quem paga por esta situação é a população carente. A falta total de condições de trabalho e atendimento, que acabam impedindo um atendimento seguro aos pacientes, levaram a maioria dos médicos da emergência a pedir demissão. Parte deles é de profissionais autônomos que não estava sendo pagos, outro motivo que gerou o afastamento, levando a unidade a uma situação mais grave ainda: o Carlos Tortelli está com portas abertas mas sem condições de atender aos pacientes.


A situação já era grave nas gestões anteriores da Prefeitura de Niterói, mas pioraram ainda mais com o prefeito Jorge Roberto da Silveira, que está asfixiando financeiramente todos os hospitais as as unidades de saúde, inclusive o Carlos Tortelli, e ameaçando fechar outros, como o Orêncio de Freitas. O objetivo é justificar a privatização da rede, passando a idéia de que o que é público não funciona. A demissão de centenas de médicos que recebiam como autônomos fez a situação ficar caótica.

Além de não realizar concurso para a admissão de novos servidores e não repor equipamentos, Jorge Roberto deixou de adquirir todo o tipo de insumo, desde medicamentos até luvas e esparadrapo. O tempo para a entrega de resultado de exames também aumentou, gerando uma insatisfação generalizada entre os pacientes. Quem sofre com este sucateamento intencional é a população mais pobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário