quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vitória contra privatização do CAPS Brasilândia em São Paulo


De Paulo Spina

A luta em defesa do CAPS começa com o anuncio de privatização da prefeitura em 11 de maio. Isto acontece de forma desrespeitosa com trabalhadores e usuários sem passar pelo controle social já colocando o dia 14 de maio como o dia de inicio da chamada “parceira” a OS “Associação Saúde da Família”. O Fórum Popular de Saúde junto com os sindicatos e outros movimentos se envolvem e marcam um ato com o objetivo de não deixar que o CAPS seja privatizado. A luta em defesa do SUS obtem uma primeira vitória como podemos ler no texto “Não somos maquinas”

Deram um tempo de um mês e a segunda tentativa em privatizar o CAPS estava marcada para 11 de junho. Novamente o Fórum estava lá com um ato amplamente divulgado! Junto com isso a luta em defesa do CAPS articulou-se com usuários moradores/ lutadores do Jardim Brasília que há muitos anos reivindicam a construção de uma UBS. Mas a prefeitura esta enrolando isto há muito tempo e nisto tem uma grande contradição que mostra a falta de planejamento deste governo Kassab. Impõem um privatização em um serviço que funciona destinando muitos recursos em duplicidade e abandona o atendimento básico de saúde de toda uma comunidade.



A partir desta articulação e juntando informações vimos que a prefeitura iria tentar passar a privatização via o controle social da supervisão. Uma comissão do movimento foi para propor que se tivessem mais debates sobre esta proposta e então formou-se uma comissão de acompanhamento para ir na reunião do CAPS Brasilândia que seria no dia seguinte, no caso o dia 12 de junho.

Dia 12 reunião do conselho gestor a pauta não poderia ser outra e depois de muita conversas e discussões, entendemos que os usuários e trabalhadores obtiveram mais uma vitória parcial. Conseguiram aprovar que o conselho gestor organize diversos debates para conhecer as posições diversas e ainda para a prefeitura apresentar dados concreto sobre recursos, contrato e ainda sobre a proposta de projeto terapêutico. E ainda que enquanto não estivesse realizado estes debates nenhuma mudança na gestão deveria acontecer!

Vitória da luta de todos, mesmo que ainda parcial a perspectiva é muito boa! Quero saldar o Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo e a Frente Nacional Contra a Privatização que tem sido enfáticos defensores de uma saúde de qualidade, pública e estatal e não aceitando qualquer coisa, mas querendo mudar a realidade da saúde no Brasil e em outros lugares com a convicção que “nada deve parecer impossível de mudar!”
 
Não somos maquinas!
O SUS é nosso
Não tem conversa não
Frente Nacional Contra a Privatização


Paulo Spina, trabalhador na saúde mental, militante do PSOL e do Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo esteve no Agua Funda que barrou a privatização e agora também no CAPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário