quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Na UNIRIO, votação de adesão ou não a EBSERH fica para 2013


Por Frente Nacional contra a Privatização da Saúde

Manifestação contrária a Ebserh realizada em frente ao
Hugg-Unirio em 03 de outubro de 2012 (Fonte: www.andes.org.br)

Em 14 de dezembro de 2012, ocorreu uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Já no memorando de convocação da sessão extraordinária, se apontava que a pauta era a apreciação da proposta de adesão a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalates - EBSERH, porém, sem caráter deliberativo. 

O caráter não deliberativo foi confirmado na sessão do Consuni pelo Sr. Luiz Pedro San Gil Jutuca, relator da pauta e reitor da Universidade. Ele garantiu também que não mais seriam convocadas sessões do Consuni no mês de dezembro, respeitando-se o período de recesso da UNIRIO. Trocando em miúdos, garantiu-se que a adesão a EBSERH não seria colocada em votação de maneira golpista e no calar do ano.


Essa garantia que se dará tempo ao tempo, em parte com certeza é conquista do movimento presente na Universidade de resistência a Empresa. Uma notícia que vem a muito contento, pois indica um tempo maior para ampliação dos debates e trabalho de base. A luta promete e com certeza não vai parar em 2013!


2 comentários:

  1. Engraçado é que se permite que o quantitativo de mais de 65% do pessoal do HUGG seja contratado como "bolsista", sem qualquer direito trabalhista, sob pretexto de se defender um sistema que não permite a realização de concursos, sob alegação de manutenção de autonomia, isso é uma hipocrisia.

    ResponderExcluir
  2. Ué, Sr. anonimo-do-comentário-anterior, o concurso do bolsista dos Hospitais Universitários não é o vestibular? Bolsistas não tem direitos trabalhistas??

    ResponderExcluir