sábado, 19 de janeiro de 2013

UnB, UFMA e UFTM assinam adesão a EBSERH



Quinta, 17 de Janeiro de 2013 às 17:05 - atualizado às 10h50 de 18 de janeiro


Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 19/01/2013



Federais de Brasília, Maranhão e Triângulo Mineiro assinam parceria para gestão de hospitais universitários

As universidades federais do Triângulo Mineiro (UFTM), do Maranhão (UFMA) e de Brasília (UnB) assinaram na tarde desta quinta-feira, 17, contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para parceria na administração dos hospitais universitários federais de cada instituição.

A celebração do contrato acontece após a decisão, por parte das universidades, pela adesão à EBSERH. A partir da assinatura é iniciada a implantação de um plano de reestruturação de cada hospital, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa.

O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Nos casos em que for identificada a necessidade de contratação de profissionais serão realizados concursos públicos e processos seletivos. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal.

De acordo com o presidente da EBSERH, José Rubens Rebelatto, o trabalho com a empresa tem como finalidade permitir que os hospitais da rede tenham condições de prestar assistência de excelência no atendimento às necessidades de saúde da população. "Além disso, os hospitais devem ter condições adequadas para a geração de conhecimento e formação dos profissionais dos diversos cursos da universidade a qual pertence", destacou.

Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além das três universidades, outras 14 instituições federais de ensino superior manifestaram adesão à empresa e assinarão os contratos nos próximos meses. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) assinou o contrato com a empresa em agosto do ano passado, o que permitiu que o hospital universitário da instituição iniciasse seu funcionamento.

A EBSERH é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), criado em 2010.

Conheça os hospitais:

Hospital de Clínicas da UFTM – O Hospital de Clínicas da UFTM foi inaugurado em 1982 e sua localização estratégica permite abrangência nos 27 municípios que compõem a macrorregião do Triângulo Sul, sendo o único hospital público que oferece atendimento de alta complexidade na região. Certificado como Hospital de Ensino, o hospital funciona como campo de prática para os estudantes dos cursos de saúde da universidade, além de desenvolver pesquisas científicas e extensão universitária. Com 287 leitos, o hospital possui um Pronto-Socorro Adulto, um Pronto Socorro Pediátrico, três Ambulatórios, um Centro de Reabilitação e clínicas especializadas nas mais diversas áreas de assistência e complexidade.

Hospital Universitário de Brasília – Inaugurado em 1972 e cedido para a UnB em 1994, o HUB é constituído por oito unidades hospitalares, estando em construção o Instituto da Criança e do Adolescente. O Hospital funciona atualmente com 299 leitos e possui Unidade de Terapia Intensiva adulto e neonatal. É também campo de prática para profissionais de 31 programas de residência médica e 12 programas de residência multiprofissional.

Hospital Universitário do Maranhão – O Hospital da Universidade Federal do Maranhão é referência estadual para os procedimentos de alta complexidade nas especialidades de traumato-ortopedia, neurocirurgia, vídeo-laparoscopia, nefrologia, transplantes, gestante de alto risco, cirurgia bariátrica, hemodinâmica, audiometria, ressonância magnética, banco de olhos, núcleo de fígado, entre outros. Constituído por duas unidades hospitalares e 573 leitos, o hospital funciona como centro de ensino e de pesquisa para a formação de profissionais da área de saúde, como enfermagem, farmácia-bioquímica, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia.

Mais:

Veja o parecer do SINTE-MED Uberaba acerca da adesão da UFTM clicando aqui


*Retirado da EBSERH
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 19/01/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário