domingo, 16 de junho de 2013

Nota Pública do MTST sobre prisão de militantes em 14/06 em Brasília


NOTA PÚBLICA DO MTST: OS PRIMEIROS PRESOS DA COPA

O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) faz parte da Resistência Urbana, que ontem, dia 14/06/2013, promoveu uma jornada nacional de manifestações questionando a Copa do Mundo Fifa 2014, evento que está provocando milhares de despejos país afora, além de submeter os brasileiros à Lei Geral da Copa, uma arbitrariedade que restringe inclusive o direito de ir e vir, bem como o de se manifestar. Isso sem mencionar os altíssimos custos do evento, pagos quase que exclusivamente pelo povo.

Entre as ações de ontem, destaca-se a que ocorreu em Brasília, onde nossos militantes travaram o Eixo Monumental, principal acesso ao Estádio Nacional Mané Garrincha, por mais de duas horas com grande repercussão, inclusive na imprensa internacional.

Numa reação vergonhosa com o intuito de reprimir as manifestações e criminalizar o Movimento, o Governo do Distrito Federal iniciou no fim da tarde uma verdadeira caça às bruxas (expediente da Ditadura Militar!), prendendo nada menos que 5 militantes, entre eles duas coordenadoras do MTST que estavam com uma criança de 4 anos! Além disso, outros vários militantes e aliados do Movimento foram perseguidos pelas polícias militar e federal durante a noite. Graças à solidariedade de nossos aliados e apoiadores, conseguimos, já ao fim da noite, a liberação de todos por meio de fiança.

Como se não bastasse nos perseguir como se fossemos criminosos de altíssima periculosidade, o GDF e a polícia militar aventaram uma série de acusações absurdas contra o Movimento. Uma delas é que as pessoas que participaram da manifestação no Mané Garrincha teriam recebido R$ 30. Nossos aliados do grupo Brasil e Desenvolvimento que participaram da ação também foram vítimas de insinuações caluniosas por parte do governo local. Essa nota vem para desmentir o GDF, a PM e a imprensa que veicula mentiras sem apurar os fatos.

O GDF de Agnelo Queiroz tem a marca da intransigência com os trabalhadores e movimentos populares, o que se expressa na declaração de seu Secretário de Segurança de que "quem fizer manifestação na Copa das Confederações será preso". Essa característica somada aos desmandos da FIFA no período da Copa das Confederações tem como resultado a repressão contra os mais pobres. Na tentativa de nos destruir, o primeiro passo é nos calar e nos amordaçar. Mas isso não acontecerá. Seguimos questionando: Copa pra quem?

COORDENAÇÃO NACIONAL DO MTST

Nenhum comentário:

Postar um comentário