domingo, 4 de agosto de 2013

Divulgando: 06/08/2013 - Atividade do Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro

Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 03/08/2013


Segue divulgação da principal atividade promovida pelo Fórum Estadual das ONGs no Combate à Tuberculose – RJ para o Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro, que é o IX Encontro Comunitário de Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro. Antes de falar da atividade propriamente dita, o Fórum introduz a questão da tuberculose no Brasil e no Rio de Janeiro com um ótimo texto.

Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro - 06 de agosto de 2013

O Brasil tem tradição no envolvimento da sociedade em programas de Saúde. A participação do movimento social no controle da tuberculose (TB) no Brasil é histórica: remonta a 1900 e foi marcada pela existência da Liga Brasileira contra Tuberculose, criada no Rio de Janeiro na figura da Fundação Ataulfo de Paiva. Reunia médicos, higienistas, intelectuais e membros da alta sociedade carioca que buscavam a cura desta doença, bem como sua profilaxia. O debate em torno desta doença era grande, desde o final do século XIX, tanto na Academia, quanto na imprensa quotidiana; mas deteriorou-se no tempo com o advento do tratamento medicamentoso de curta duração com a descoberta da quimioterapia antibiótica específica, a partir da década de 1940, uma maior intervenção do Estado e o mito de que a tuberculose havia sido erradicada na maioria dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento.

A tuberculose ainda é um sério problema da Saúde Pública no Brasil e no mundo. Com profundas raízes sociais, está intimamente ligada à pobreza e à má distribuição de renda, além do estigma que implica na não adesão dos portadores e/ou familiares/contactantes. O surgimento da epidemia de AIDS e o aparecimento de focos de tuberculose multirresistente agravam ainda mais o problema. O surgimento da Aids inaugurou um novo capítulo da tuberculose em todo o mundo, sendo a tuberculose a principal causa de óbito nas pessoas HIV+.

Considerando que o dia 06 de agosto, desde 2007 (Lei 5054/2007) é consagrado, aqui no Rio de Janeiro, enquanto Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose, nós, organizações e entidades representadas pelo Fórum de ONGs na Luta Contra a Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro (Fórum ONGs TB/RJ), instância de articulação, mobilização e representação política do coletivo de 190 entidades envolvidas, desde 2003, no combate à Tuberculose, composto por ONGs, Ativistas, lideranças comunitárias, redes sociais e pessoas afetadas pela TB/HIV/Aids, vimos por meio desta marcar a data e tornar pública a necessidade de um maior envolvimento da população, gestores, academia e imprensa do Estado, em ações mobilização e intensificação das ações que possam dar a visibilidade necessária à este sério agravo de saúde. E, a partir de ações conjuntas, reverter a situação que vivemos, particularmente junto ás populações mais vulneráveis à tuberculose, tais como os moradores das comunidades empobrecidas, população prisional, moradores de rua e indígenas.

Situação da tuberculose no Estado do Rio de Janeiro

No Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2011 foram notificados no SINAN 14.756 casos, sendo 11.645 casos novos, com uma incidência de 72,3/100.000 habitantes (quase duas vezes a média nacional). É o estado brasileiro com a maior taxa de incidência de tuberculose no país, o que pode ser explicado, em grande parte, por concentrar a maioria da população em áreas urbanas (mais de 96%, segundo o Censo de 2010) e com elevada densidade demográfica - 368 habitantes/km² (no Brasil é de 22,4hab./km²). Em 11 dos 13 municípios de maior carga de tuberculose, pertencentes às regiões Metropolitana I e II, a densidade demográfica está acima de 1.000 hab./km², o que é considerado uma concentração demográfica muito elevada, significando que a população vive em situação de grande aglomeração.

Além disso, outros fatores têm contribuído para esta incidência alta, como a baixa cobertura da Atenção Básica de Saúde e a pouca organização da rede de Saúde no estado, dificultando o acesso dos pacientes ao atendimento e a realização de exames, o que provoca demora no diagnóstico e, consequentemente, maior disseminação da doença (o paciente fica mais tempo doente, transmitindo a doença).

As regiões com maior número de casos são a Metropolitana I, com 77,1% dos casos novos, e a Metropolitana II, com 8,8%.

A concentração dos casos na região Metropolitana I – região com a maior concentração demográfica do estado - é o esperado, conhecendo-se o processo de transmissão da doença. Como se trata de doença de transmissão respiratória, que exige exposição prolongada em ambientes fechados, é esta a região mais vulnerável, onde estão concentradas comunidades como Rocinha, Complexo do Alemão e Maré, Jacarezinho e a periferia da capital, como a Baixada Fluminense, onde as condições de vida da população são precárias, com grandes aglomerações. 

Outro dado importante a ser destacado, é que o Estado do Rio de Janeiro é o que apresenta o maior registro de casos de tuberculose multidrogarresistente (TBMR) no Brasil, representando cerca de 25% dos casos (dado de 2011). São 33 os municípios que apresentaram casos diagnosticados e registrados, no período de 2009 a 2012, sendo que 50,0% residentes no município do Rio de Janeiro, seguido de Duque de Caxias com 17,0%.

Por conta da importância desta luta é que o Fórum de ONGs TB/RJ, em parceria com o Programa Estadual de Luta Contra a Tuberculose (PCT) da Secretaria Estadual de Saúde/RJ (SES/RJ), realizarão, entre outras atividades previstas para marcar esta data, o IX Encontro Comunitário de Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro.

O Encontro, aberto às organizações comunitárias, gestores, acadêmicos e ativistas, será realizado no dia 06 de agosto (terça-feira), das 09h00 às 17h00 horas, nas dependências do Hotel Novo Mundo – Praia do Flamengo, 20, bairro Flamengo - Rio de Janeiro/RJ.

Clique na imagem para ampliar:









Contatos para maiores informações:

Fórum ONGs TB/RJ

- Roberto Pereira (CEDUS): Tel: (21) 9429-4550


- Wanda Lucia Branco (CEDAPS): Tel: (21) 8254-4238


- Carlos Basilia (Observatório Tuberculose Brasil): Tel: (21) 9807-6622


Programa Estadual de Luta Contra a Tuberculose  - PCT/SES/RJ

Endereço: Rua México, 128/la 411 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Telefone: (21) 2333-3985


Sinta-se convidada(o) e muito bem-vinda(o)!


Fórum Estadual das ONG no Combate à Tuberculose – RJ
Secretaria Executiva: CEDUS - CEDAPS - GRUPO ÁGUA VIVA - GPV Niterói
REDE DE COMUNIDADES SAUDÁVEIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário