quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Que droga! Retornou o processo de privatização do Hospital de Florianópolis (SC) via Organização Social

Segunda, 05 Agosto 2013
Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 08/08/2013

A ameaça da OS no Hospital Florianópolis está de volta

A liminar que proibia o Estado de realizar contrato para a transferência da gestão do Hospital Florianópolis (HF) a uma Organização Social (OS) foi suspensa na noite de quinta-feira, 1º de agosto de 2013. Isso significa que o Estado poderá dar continuidade ao processo de escolha da Organização Social que irá administrar o hospital.

Segundo o site da Secretaria de Estado da Saúde (veja clicando aqui), o desembargador substituto que suspendeu a liminar, Luiz Zanelato, afirmou não haver ilegalidade no edital publicado pelo Estado para a realização do contrato de gestão.

"Se não fosse suspensa a liminar, toda a população, que depende do funcionamento do hospital, ficaria em prejuízo por conta dos entraves burocráticos que o Estado enfrenta para contratar pessoal em decorrência dos limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal", disse o desembargador ao portal da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O argumento do desembargador é mentiroso. A verdade é que o HF já possui 300 servidores espalhados em outras unidades, número suficiente para abrir todos os leitos do hospital. Além disso, o gasto com a folha da Saúde está em 35%, ou seja muito abaixo do limite de 56% da Lei de Responsabilidade Fiscal. 


Fonte: itapoapordentro.blogspot.com.br
A entrega do HF será extremamente danosa para a população, pois o edital de contratação da OS possui metas baixíssimas e menos serviços que antes do fechamento do hospital para reforma. Não haverá mais o atendimento pediátrico. A meta para exames é de 100 Raio-X, 50 tomografias e 50 endoscopias... algo que o HF faz em menos de uma semana. A capacidade que sobra dos equipamentos poderá ser disponibilizado para os planos privados, ou seja, a dupla porta de entrada no serviço e a fila dos pacientes aguardando exames continuará grande. A meta para atendimentos na emergência também diminuiu em cerca de 1500 atendimentos mensais.

O governador Raimundo Colombo (PSD) fez uma visita surpresa na manhã desta sexta-feira (02/08) ao prédio que abrigará o novo Hospital Florianópolis, na região do Estreito, em Florianópolis. Ele estava acompanhado da secretária da Saúde, Tânia Eberhardt, do secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, do Procurador Geral do Estado, Leandro Zanini e do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD).

É irônico que o governador tenha afirmado que “será formada imediatamente uma força tarefa para concluir as obras o mais rápido possível” e que a Secretaria de Estado da Saúde enfatize o fato de que "equipamentos e mobiliários já foram comprados e estão montados”.

*Retirado do SindSaúde/SC
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 08/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário