sábado, 10 de agosto de 2013

Divulgando: 25 a 27/08/2013: X Encontro Catarinense de Saúde Mental

Publicado em: 10/08/2013

Debates na Área de Saúde Mental visam contribuir para a afirmação dos princípios do SUS

X Encontro Catarinense de Saúde Mental acontece em agosto

Por Odenice Rocha - Acadêmica de Jornalismo do CEULP/ULBRA

O X Encontro Catarinense de Saúde Mental acontece entre os dias 25 a 27 de agosto de 2013 e será realizado, especialmente neste ano juntamente com o I Encontro Nacional de Humanização, Arte e Saúde. O evento acontece no Centro de Cultura e Eventos UFSC em Florianópolis, com o tema "RE-UNIR: Movimento para superar a fragmentação do saber e do fazer". O objetivo do evento é promover debates na área da Saúde Mental e Atenção Psicossocial, contribuindo para a afirmação dos princípios do SUS como a integralidade, a universalidade de acesso, a equidade, a participação comunitária e a descentralização.

Inclusive, o tema Saúde Mental está sendo discutido em vários seminários nacionais e internacionais ao longo do ano de 2013. Outro tema a ser explorado é a atenção psicossocial, que tem o objetivo oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.


A Comissão do Encontro, que é formada por representantes de entidades parceiras, acadêmicos e pessoas ligadas à área de Saúde Mental, escolheram um tema um tanto quanto abrangente, para dar continuidade ao panorama atual da reforma do modelo assistencial em Saúde Mental. Em pauta estão às discussões sobre a fragmentação e as possibilidades de reintegração de conceitos, saberes e ações, e a efetivação de uma rede de atenção e cuidado humanizada, competente e atuante.

O evento conta com o apoio da rede de serviços das áreas da saúde e assistência social, conselhos profissionais e movimentos sociais, além das parcerias tradicionais com órgãos públicos ligados às áreas da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Poder Judiciário.

A comunidade também poderá participar do encontro, que consta com uma vasta programação, através dos movimentos sociais e entidades do controle social do SUS, como o Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina e o Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas através do site http://www.ecsm2013.org e poderão levar de 5 a 7 dias úteis para serem confirmadas após o pagamento da taxa de inscrição. A confirmação será feita através do e-mail que você cadastrar. Na hora de se inscrever cada participante deverá observar com atenção seu tipo de inscrição.

*Retirado do (En)Cena

Um comentário: