quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Unasus Sindical: Manifesto de Repúdio ao veto da criação de 1.200 Cargos ao DENASUS

03 de setembro de 2013
Por UNASUS Sindical
Segue abaixo nota abaixo lançada hoje no Facebook da Unasus Sindical. Pedimos a todos os colegas que compartilhem, e façam seus comentários reforçando a falta de compromisso do governo com o Sistema Nacional de Auditoria do SUS (saiba mais clicando aqui). Estamos decepcionados, mas a direção da Unasus Sindical não vai desistir de lutar por dias melhores para o Sistema Nacional de Auditoria do SUS e de buscar melhorias para seus servidores.

Lutar sim, esmorecer jamais!

MANIFESTO DE REPÚDIO


A Unasus Sindical repudia o ato da senhora Presidente da República Dilma Rousseff, pelo veto da criação dos 1.200 cargos do Departamento Nacional de Auditoria do SUS - DENASUS, sob alegação de vício de origem, uma vez que o Sistema Nacional de Auditoria – SNA completou 20 anos e, tanto o governo anterior quanto o atual, nada fez pela categoria para solucionar a carreira da Auditoria Federal do SUS.

Este governo prega que cumpre todos os Termos de Acordo, e tudo não passa de promessas e de engodo. Mais uma vez o Termo de Acordo de 2008 não foi cumprido.

Não encaminhou até hoje o projeto para o Congresso Nacional, e quando conseguimos avançar na aprovação no congresso, o governo utiliza da desculpa da prerrogativa do executivo para vetar. 

Cadê o Ministério da Saúde e o Ministério do Planejamento que também assinaram o acordo e não cumprem seu papel institucional, em demonstrar qualquer atitude para solucionar a situação do SNA federal? 

É uma lástima, uma vergonha para nós da auditoria, para nós representantes da categoria, é uma vergonha para o SUS e para a população que clama pela Saúde e pelo combate a corrupção na Saúde. 

É uma vergonha para os movimentos sociais, em especial o Saúde+10, que atuam na Saúde e não defendem o controle dos recursos e qualidade da assistência.

Inconstitucional e vergonhoso é a maneira com o que o governo vem tratando a Saúde do Brasil, que durante os 20 anos do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), nada fez em prol da estruturação do sistema de controle do SUS/SNA.

É uma decepção para nossa categoria e para aqueles que lutaram junto com a Unasus Sindical, inclusive os parlamentares que defenderam este pleito na Câmara e no Senado desde apresentação da emenda até sua votação final no Senado Federal.

E aí a senhora Presidente da República assinou o sepultamento do controle no SUS, o fechamento das portas do Sistema Nacional de Auditoria do SUS. Parabéns por sua atitude contra o SUS e contra a saúde da população Brasileira.

A Direção da Unasus Sindical

Sindicato dos Servidores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS - Unasus Sindical
Tel.: (61) 2194-7257 - 9978-5721 - 8281-1011 - 9978-5093
Twitter: @unasus_saude
"UNASUS SINDICAL - LUTANDO PELO SUS, ZELANDO PELA VIDA"


*Enviado diretamente pela UNASUS Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário