domingo, 1 de dezembro de 2013

Sob pressão da luta, EBSERH não entrou na pauta do CoUn-UFPR

28/11/2013

Em dia de luta: técnicos, estudantes e docentes unidos contra a EBSERH

Por Imprensa do Sinditest


Neste dia 28 de novembro de 2013, a "Frente de Luta Pra Não Perder o HC", composta pelo Sinditest, APUFPR e diversas entidades e coletivos que representam os estudantes, mostraram força e unidade na luta contra a entrada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - HC-UFPR.

A manhã foi marcada por diversas atividades. Entre elas, destacamos a Assembleia do Sinditest que avaliou o indicativo de greve, a Aula Pública sobre a EBSERH realizada no pátio da Reitoria e a seção do CoUn (Conselho Universitário).

Assembleia do Sinditest aprova Estado de Alerta Permanente contra a EBSERH

A unidade e pressão realizada através da luta foram importantes para que a EBSERH não entrasse na pauta do último CoUn do ano. Essa é uma vitória dos trabalhadores, estudantes e de todas aquelas e aqueles que defendem a Educação e a Saúde Pública.

Na assembleia anterior, tínhamos aprovado o indicativo de greve para 28/11, caso a EBSERH fosse colocada em pauta no Conselho. Isso não ocorreu, e por isso a assembleia do sindicato decidiu por manter estado de alerta permanente contra a EBSERH.

Manteremos vigilância contra qualquer tentativa de golpe. Não vamos aceitar que a EBSERH seja pautada a toque de caixa no período de férias e recesso acadêmico. Isso já ocorreu em outras universidades e caracterizaria um golpe contra toda comunidade acadêmica.

Esta decisão é importante por que o governo federal, através da presidente Dilma Rousseff, já demonstrou por diversas vezes que fará de tudo para levar adiante as privatizações no país. Trata-se de uma política nefasta de comprometimento com segmentos privados que querem lucrar com a Saúde e Educação públicas, além, é claro, de abrir mão da responsabilidade do Estado frente a esses serviços.

Aula Pública no pátio da Reitoria

A Frente de Luta Pra não Perder o HC realizou Aula Pública sobre a EBSERH para debater a privatização dos Hospitais Universitários. O objetivo desta atividade foi o de contribuir ao esclarecimento da comunidade universitária sobre as consequências ruins da privatização.

O Dr. Manuel Araújo Neto, médico formado pela UFRGS, relatou a experiência do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre-RS), usado como modelo para implantação da EBSERH. Ele deu vários exemplos do quanto esta política tem sido terrível para os trabalhadores e para a população que necessita da Saúde Pública. “Trata-se de um corpo estranho a universidade pública, que cedo ou tarde será expulso do organismo [referindo-se a universidade], afirmou o Dr. Manuel, para ilustrar que os interesses privados que estão por trás da EBSERH são incompatíveis com o exercício do Ensino, da Pesquisa e da Extensão com qualidade, e também incompatíveis com a prestação de um serviço público e gratuito.

Este espaço foi importante por que contribuiu para dar maior clareza para as lutas futuras.

Na reunião do CoUn, Vice-Reitor não descartou a possibilidade de a EBSERH entrar na pauta

Nesta manhã, as diretoras do Sinditest Carla Cobalchini e Natália Oshiro participaram da reunião do COUN.

“A EBSERH não entrou na pauta deste conselho, mesmo assim estamos aqui para representar a pauta dos trabalhadores que é contrária a EBSERH. Esta política de privatização dos hospitais universitários não vai entrar aqui, por que os técnicos, docentes e estudantes estão unidos para impedir que isso aconteça”, afirmou Carla. Ela também aproveitou a oportunidade para dirigir solicitação aos conselheiros: “Peço a este conselho, peço aos seus membros que mantenham a decisão anterior, de sermos contrários a entrada da EBSERH no Hospital de Clínicas da UFPR”.

Em seguida, Natália afirmou a importância do Hospital de Clínicas para a Saúde Pública do Paraná: “O HC é referência para a Saúde Pública, não podemos aceitar que seja privatizado através desta empresa. Temos que defender que o hospital mantenha-se 100% público e financiado integralmente pelo Estado, na mesma perspectiva de atendimento aos usuários do SUS”.

A vice-presidente da APUFPR, Astrid Baecker Ávila, perguntou ao vice-reitor, Prof. Dr. Rogério Andrade Mulinari, se a EBSERH estaria na pauta da atual administração da Universidade. A resposta do vice-reitor não foi clara; ele disse que a EBSERH não está na pauta no momento, mas caso necessário poderá voltar a ser debatida no Conselho.

A declaração evasiva e pouco clara de Mulinari é mais um motivo para mantermos o estado de alerta permanente. Estaremos vigilantes e prontos para lutar contra a privatização do HC.

Veja mais (basta clicar):


*Retirado do SINDITEST-PR



2 comentários:

  1. Em reunião do CONSU da UFSM contrato com a EBSERH não é votado membro pede vistas e votação será na reunião de 12.12.2013

    ResponderExcluir