domingo, 12 de janeiro de 2014

Rediscussão sobre adesão da UFCG à Ebserh é cancelada após pressão do movimento

03/01/2014


Mobilização na UFCG fez reitor encerrar discussão sobre adesão à Empresa

Após a iniciativa do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, de propor a rediscussão sobre a adesão da universidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ser questionada por integrantes do Colegiado, pela Adufcg - Seção Sindical do ANDES-SN, Sintespb, DCE-UFCG, Centros Acadêmicos e vários outros sindicatos e movimentos sociais, Amorim anunciou o cancelamento da reunião do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, no dia 20 de dezembro. A pauta previa mais uma discussão sobre a adesão da UFCG à Empresa. Na ocasião, ele informou que tentará retomar o tema este ano.

As entidades representativas dos segmentos da comunidade universitária avaliam que não existe nada que justifique a rediscussão, visto que em 2012 a proposta de adesão foi rejeitada no Colegiado por 36 contra 4 votos. 

Inicialmente, o reitor suspendeu a reunião do Colegiado, mas como as entidades classificaram a decisão como uma maneira de esvaziar a mobilização para depois retomá-la sem a pressão da comunidade, ele modificou sua decisão e encerrou a reunião.

No entanto, o cancelamento da discussão não tranquilizou totalmente as entidades, que se manterão alertas e mobilizadas em 2014 para o caso do surgimento de uma convocação extraordinária do Colegiado. Outra deliberação da reunião das entidades foi a articulação do apoio das entidades nacionais dos segmentos da comunidade universitária, como o ANDES-SN e a FASUBRA, à mobilização, além da intensificação da denúncia dos prejuízos que a adesão da UFCG à Ebserh trará para a população paraibana.

*Retirado do ANDES-SN

Nenhum comentário:

Postar um comentário