quarta-feira, 5 de março de 2014

UFU: Consun aprova pré-adesão à EBSERH

1º/03/2014
Por Luciana Castro

O SINTET-UFU participou da reunião que decidiu o futuro da gestão administrativa do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). 


Contrário a pré-adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o 
sindicato mobilizou os técnicos administrativos para reforçar a luta. A reunião do 
Conselho Universitário realizada no prédio da reitoria da Universidade Federal de 
Uberlândia no dia 28 de fevereiro começou às 15h00.

A comissão instaurada para apresentar um plano alternativo de manutenção do hospital expôs um documento de 58 páginas. Ao final deixaram a decisão a cargo dos conselheiros que, após intensa discussão, votaram a favor da pré-adesão. Foram 43 votos favoráveis, 32 votos contrários e 6 abstenções. A partir desta decisão, a universidade discutirá as tratativas que orientarão o pré-contrato.
 

O reitor Elmiro Resende falou sobre o amadurecimento da discussão sobre a Ebserh no Consun e o próximo passo sobre o HC-UFU. “Essa foi uma das discussões mais profundas que se realizou no âmbito da universidade. Será feito um diagnóstico da situação e esperamos que algumas questões possam ser sanadas”, disse.

Referente a posição do Ministério Público Federal em outras universidades, tais como:

- A ação civil pública pedindo anulação do ato administrativo que manifestou a 
adesão a Ebserh na Universidade Federal de Juiz de Fora e
- A suspensão do contrato com a Ebserh na Universidade Federal de Sergipe;


o reitor afirmou contar com o apoio do MPF para resolver a questão da Saúde no HC-UFU.

Silnando Silvério, coordenador do SINTET-UFU, declarou que desde a década de 1990 o sindicato é contrário a qualquer tipo de privatização, por ferir a autonomia da universidade e favorecer a iniciativa privada. “Temos um problema muito sério, mais de 400 trabalhadores da FAEPU com idade avançada, prestes a se aposentar, correm o risco de perder o emprego. Os trabalhadores são os mais prejudicados nesse momento”, disse. 

Nesse sentido, o SINTET-UFU vai continuar contra a adesão. “Essa proposta não funcionou em vários lugares, como exemplo no Piauí, onde criaram um hospital especificamente para a Ebserh e vimos um pedido de demissão coletivo, falta de procedimentos, atendimentos, equipamentos e profissionais. A gente sabe que não tem qualidade”, afirmou Silvério.

Mesmo após a decisão, o sindicato permanece na luta! 

*Retirado do SINTET-UFU

Nenhum comentário:

Postar um comentário