quinta-feira, 3 de outubro de 2019

FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE CONTRIBUIU NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES NO 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE DA ABRASCO


Entre os dias 26 a 30 de setembro de 2019 foi realizado, em João Pessoa (PB), o 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO. Teve como tema "Igualdade nas diferenças: enfrentamentos na construção compartilhada do bem-viver e do SUS". Este se constitui como espaço de diálogo e construção conjunta entre acadêmicos/as, profissionais de saúde, gestores/as, estudantes e militantes da reforma sanitárias e da luta pelo SUS.

A FNCPS propôs uma mesa com a temática "Unificando as Lutas Contra a Retirada de Direitos e Privatização do SUS - Objetivos e Estratégias da Luta na Saúde" com a coordenação de Janaína Cristine (UFPB/Fórum de Saúde da Paraíba), e falas da profª Maria Inês Souza Bravo (UERJ/Fórum de Saúde do Rio de Janeiro), Francisco Mogadouro da Cunha (FSP-USP/ Fórum de Saúde de Campinas) e Alessandra Ximenes (Universidade Estadual da Paraíba/Fórum de Saúde da Paraíba).

Contou também com uma intervenção da profª Maria Inês Bravo na Tenda Paulo Freire sobre Reforma Sanitária, dialogando com os diversos participantes e movimentos sociais presentes. Foram realizadas reuniões com militantes da FNCPS de diversos estados, sendo um espaço organizativo e que possibilitou que novas pessoas conhecessem e se juntasse ao nosso movimento.

Não podemos deixar de reforçar que além da luta cotidiana muitos de nossos militantes também cumprem a tarefa de fazer sínteses e produzir conhecimento acadêmico, sendo que vários participaram do congresso com apresentação de trabalhos. Nossa atuação é sempre na perspectiva reflexiva e contra todas as formas de privatização da saúde e e da vida.

Contribuímos também no ato realizado no evento! Em defesa de um SUS público, universal, 100% estatal e de qualidade!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário