domingo, 15 de abril de 2012

Professor é assassinado em Campo Novo (Rondônia)


*Retirado da CEBRASPO



É com grande tristeza e profunda dor que informamos sobre o falecimento do professor Renato Nathan Gonçalves Pereira.

Renato tinha 28 anos, era casado e pai de uma filha de 2 anos de idade. Ele foi professor durante vários anos. Ajudou na organização da campanha de alfabetização de jovens e adultos, na construção de escolas e na produção na região de Buritis. Atualmente residia no município de Jaru e realizava serviços de topografia em sítios e para instalação de redes elétricas.

Por onde quer que tenha passado deixou uma infinidade de amigos, pelo seu jeito simples de tratar as pessoas, por sua enorme dedicação ao trabalho, senso de justiça e solidariedade.

Nós manifestamos aos familiares, esposa, filha e amigos nosso mais sentido pesar e dor neste momento difícil.

Moradores da região relataram que no dia 10 de abril quando Renato retornava de Buritis para seu sítio no município de Campo Novo teria sido parado numa blitz e covardemente assassinado por policiais civis a paisana. Foi executado com três disparos a queima roupa, sendo dois na nuca e um no rosto. Sua moto foi encontrada com o capacete ainda no guidão, portanto, numa clara demonstração de que teria sido rendido e depois executado. Segundo moradores, o motivo seria uma provável vingança contra a morte de um agente penitenciário e um policial civil dias antes. Segundo informações, os policiais estariam envolvidos em vários crimes e assassinatos de trabalhadores e camponeses na região de Buritis a mando de latifundiários e grileiros de terra.

O Cebraspo vem denunciando há muito tempo a atuação de bandos armados a serviço do latifúndio principalmente na região de Buritis, Campo Novo, Rio Alto, União Bandeirantes e Jacinópolis. Temos também denunciado a participação de policiais civis e militares no assassinato, torturas, desaparecimento e perseguição a trabalhadores, pequenos camponeses, pequenos comerciantes e seus apoiadores. Em todos estes crimes fica evidente a cumplicidade da Justiça e dos monopólios de comunicação a serviço de grandes latifundiários, grandes empresários e seus políticos corruptos.

Exigimos a imediata apuração dos fatos!

Exigimos cadeia para os policiais envolvidos no assassinato do professor Renato!

Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos - Cebraspo

Porto Velho, 11 de abril, 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário