domingo, 15 de dezembro de 2013

Na UFSM, contrato com a EBSERH é assinado...

12/12/2013 - 18:12

Reitoria emite nota que define a contratação da EBSERH

Por Coordenadoria de Comunicação Social

Após interrupção da reunião desta quinta-feira (12/12/2013), o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (RS), Felipe Müller, firmou o contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Segundo trecho da nota emitida pelo reitor, a decisão foi tomada “a bem do interesse público e do dever social que me cabe como dirigente máximo da UFSM”. Para ler o texto completo da nota, clique aqui.

Foto: Ítalo Padilha
A reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu) do referido dia 12 foi interrompida por manifestantes que reclamavam contra a votação da proposta de contratação da EBSERH. A reunião iniciou as 14h30 e terminou por volta das 16h00, quando o grupo entrou na sala dos Conselhos, ocupando o local. O reitor Felipe Müller decidiu por encerrar a sessão.

Na Sala dos Conselhos, logo após o término da reunião, os movimentos sociais, estudantis e sindicais iniciaram uma plenária para planejar as próximas ações, caso haja uma nova reunião para votar a proposta e também para avaliar a ação. Para o presidente da Sedufsm, Rondon de Castro, “a ocupação é a opinião pública se manifestando, visto que o Conselho não levou em consideração as manifestações no debate da proposta”. Segundo ele, a iniciativa de ocupar a sala foi tomada em conjunto com os outros movimentos no saguão do 9º andar da Reitoria (lugar onde fica a sala dos conselhos), não tendo sido nada planejado com antecedência.

Fonte: Sedufsm

Rondon avaliou positivamente a ocupação e manifestou apoio ao parecer defendido pelo conselheiro Leonardo Botega que apresentou dados, contrapondo a instalação da EBSERH no HUSM indicado em parecer inicial que apoiava a utilização da empresa. Segundo Cintia Flores, membro da direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a iniciativa de interromper e encerrar a reunião foi para que exista debate sobre a instalação da empresa.

Saiba mais (basta clicar):




*Retirado do UFSM. As matérias do 'Saiba mais' são indicadas por nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário