quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Saiba como foi: I Seminário Estadual contra a Privatização da Saúde no Rio Grande do Norte


A Frente Mossoroense Contra a Privatização da Saúde promoveu, no dia 14 de setembro de 2012, o I Seminário Estadual contra a Privatização da Saúde, no qual tivemos também a participação de membros de Frente Natalense, visando o fortalecimento coletivo. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes, com o tema “Saúde Pública em risco: desmonte e privatização da saúde no Rio Grande do Norte”.



A mesa principal abordou o tema "Neoliberalismo e saúde pública no Brasil: a trajetória do desmonte do SUS", tendo como palestrante Francisco Batista Junior (Conselho Nacional de Saúde - CNS), e como coordenação de mesa membros da Frente Mossoró-RN. Na parte da tarde tivemos a mesa redonda “O desmonte do SUS no RN: a realidade revelada”, com representantes do Conselho Estadual de Saúde - CES, Conselho Municipal de Saúde de Natal, Conselho Municipal de Saúde de Mossoró, SINDSAÚDE e Conselho Regional de Serviço Social - CRESS/RN. 

A transferência da gestão da saúde pública para as Organizações Sociais (OSs) foi criticada pela maioria dos sujeitos presentes nos debates realizados. Fundamental para o controle da gestão da saúde, a participação popular foi outro tema bastante discutido. 


À mesa de encerramento, a conselheira estadual de saúde ressaltou que o debate e a luta pela efetivação e ampliação do Sistema Único de Saúde - SUS sai fortalecida com o I Seminário, mas se tem muito ainda para avançar. Esse é um espaço essencial de reflexão, para reforçar nosso compromisso de materialização do SUS, fortalecendo nossas alianças e estratégias de luta e de mobilização dos sujeitos políticos. O debate com certeza não se encerra no Seminário! Para tanto, foi deliberada uma agenda de lutas dos últimos meses do ano. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário