domingo, 30 de setembro de 2012

Nota em defesa do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)


NOTA EM DEFESA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO 

Juiz de Fora, 27 de setembro de 2012. 


O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), equipamento público de formação acadêmica, desenvolvimento de pesquisas, e projetos de extensão, e referência regional de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vem sendo atacado pelo corte de verbas do Governo Federal, num claro processo já conhecido de privatização de serviços públicos no Brasil. 

Enquanto são liberados quase R$160 milhões para as obras de um novo HU, a manutenção das duas unidades atuais tem seus recursos diminuídos pelo Governo Dilma, como forma de obrigar a UFJF a aderir ao contrato de gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Assim como em outras situações parecidas, percebemos um claro processo de desqualificação do público, por meio de reportagens na grande mídia nacional, e a apresentação do modelo privado como alternativa salvadora. 


O Comitê em Defesa do HU vem denunciar veementemente esta situação, exigindo que o Governo Federal libere recursos para o pleno financiamento do HU da UFJF, e abra concursos públicos para regularizar as contratações consideradas ilegais pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

Diversas instâncias de controle social já repudiaram o modelo EBSERH, entre elas a 14ª Conferência Nacional de Saúde e o Conselho Nacional de Saúde, este por duas vezes. 

Também exigimos que a UFJF se posicione publicamente sobre a situação atual de subfinanciamento do HU. Recente documento da EBSERH em resposta à Defensoria Pública da União, deixa séria dúvidas sobre a real intenção da Reitoria em relação ao futuro do Hospital Universitário. 

COMITÊ EM DEFESA DO HU


*Enviado pelo companheiro Flavio Sereno Cardoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário