terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Frente participará do Fórum Social Temático da Saúde e Seguridade Social

De 26 a 27 de janeiro ocorrerá em Porto Alegre o Fórum Social Temático da Saúde e Seguridade Social. 
A Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde participará da programação nas seguintes atividades:

A Privatização da Saúde: relação público x privado (26/01, pela manhã)

Coordenador: Fórum de Saúde do Rio Grande do SUL
Participantes: 
Rodrigo Ávila (Auditoria Cidadã)
Maurílio Matos (CFESS e Fórum de Saúde do Rio de Janeiro)
Maria Inês Souza Bravo (Fórum de Saúde do Rio de Janeiro e Frente Nacional contra a Privatização da Saúde)

Esta Mesa Redonda tem como objetivo provocar um debate no Fórum Social Mundial sobre as formas mascaradas de privatização que têm acontecido por dentro do Estado brasileiro através do repasse do fundo público para o setor privado seja através da compra de serviços de saúde ao setor privado, seja através dos denominados “novos” modelos de gestão – Organizações Sociais (OSs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Empresa Brasileira deServiços Hospitalares (EBSERH) e Parcerias Público Privadas. Está em curso uma forte ameaça de desmonte de um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, debate imprescindível para a população brasileira em que cerca de 148 milhões de brasileiros dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).


Resistências e Lutas na Saúde: a importância dos Fóruns e da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde (27/01, pela manhã)


Coordenador: Fórum de Saúde do Rio Grande do SUL
Participantes:
Valéria Correia (Fórum em Defesa do SUS de Alagoas e Frente Nacional contra a Privatização da Saúde)
Bernardo Pilotto (Fórum Popular da Saúde do Paraná)
Cláudio Augustin (Fórum de Saúde do Rio Grande do Sul)
Paulo Spina (Fórum Popular de Saúde de São Paulo)

Esta oficina suscitará um debate de grande importância no Fórum Social Mundial: as resistências e lutas sociais em torno da saúde pública de qualidade. Diante do avassalador processo de privatização da saúde, da precarização do trabalho e do desmonte silencioso do maior sistema público de saúde do mundo, têm-se construído resistências em vários estados e municípios brasileiros através dos Fóruns de Saúde articulados na Frente Nacional contra a Privatização da Saúde. Nesta oficina será apresentado um panorama destas lutas no Brasil, tendo em vista a oportunidade de ampliá-la com os protagonistas presentes no Fórum Social Mundial. Uma Saúde Pública de qualidade, universal, sob a administração direta do Estado, com valorização dos seus trabalhares e respeito aos seus usuários é Possível, Necessária e Vamos Construí-la!

Público Alvo: Movimentos Sociais e Sindicais, Estudantes, Trabalhadores e Usuários do SUS, Sujeitos políticos que defendem o sistema público de saúde.

Para acessar toda a programação acesse: Fórum Social Temático da Saúde e Seguridade Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário