terça-feira, 20 de março de 2012

Manifesto contra a EBSERH: leia, informe-se e assine!



Companheiras e Companheiros,

Segue mais abaixo o manifesto da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, que apresenta os argumentos e justificativas que fazem os seus integrantes serem contrários que a gestão dos Hospitais Universitários (HUs) do Brasil passem a ser geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).


Se você é integrante de alguma instituição, projeto acadêmico, partido político, movimento social, agrupamento político, movimento popular, sindicato, Organização Não-Governamental (ONG) ou qualquer outro tipo de entidade/organização, e concorda com o texto, por favor, pedimos que você comunique o manifesto aos seus companheiros, e solicite a assinatura da entidade/organização ao manifesto!

Envie as assinaturas no endereço eletrônico (e-mail)


ou

pelasaude@gmail.com

Para assinaturas individuais e não de entidades/organizações (assinaturas de pessoas), assine o abaixo-assinado clicando aqui

Segue abaixo o manifesto.

Se você quiser baixá-lo em documento (.pdf), clique aqui

Querendo ter acesso a mais documentos e textos que tratam sobre a EBSERH, clique aqui



- FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE -

MANIFESTO EM DEFESA DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS COMO INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICA-ESTATAL, VINCULADAS ÀS UNIVERSIDADES, SOB A ADMINISTRAÇÃO DIRETA DO ESTADO:

CONTRA A IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES NOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS (HUs) DO BRASIL

A Frente Nacional contra a Privatização da Saúde aqui vem manifestar a sua posição contrária à implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) nos Hospitais Universitários e em qualquer outro Hospital-escola do país, porque considera a sua implantação uma afronta:

1) ao caráter público dos HUs e à sua característica nata de instituição de ensino vinculada à Universidade;
2) um desrespeito à autonomia universitária garantida no artigo 207 da Constituição de 1988;
3) um risco à independência das pesquisas realizadas no âmbito dos HUs;
4) uma forma de flexibilizar os vínculos de trabalho e acabar com concurso público;
5) além de prejudicar a população usuária dos serviços assistenciais prestados pelos Hospitais-escola e de colocar em risco de dilapidação os bens públicos da União ao transferi-los a uma Empresa.

Impedir a implantação da EBSERH (Lei nº 12.550/2011) nos hospitais-escola federais significa evitar a privatização do maior sistema hospitalar público brasileiro, composto por 45 unidades hospitalares. A implantação desta Empresa representa uma séria ameaça para o Sistema Único de Saúde, consolidando o projeto privatista em curso.

A principal justificativa para criação da Empresa apresentada pelo Governo Federal seria a necessidade de “regularizar” a situação dos funcionários terceirizados dos HUs em todo o país (26 mil trabalhadores no total). Entretanto, a proposta apresentada intensifica a lógica de precarização do trabalho no serviço público e na saúde, pois, ao permitir contratar funcionários através da CLT por tempo determinado (contrato temporário de emprego), acaba com a estabilidade e implementa a lógica da rotatividade, típica do setor privado, comprometendo a continuidade e qualidade do atendimento em saúde. A gestão hospitalar pela EBSERH significa o oposto do que têm defendido e reivindicado os trabalhadores da saúde: no lugar do Concurso e Carreira Públicos teríamos o agravamento da precarização do trabalho. É inconstitucional e um ataque aos direitos trabalhistas duramente conquistados, pois desobedece a decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2.135/2007, que restabelece o Regime Jurídico Único (RJU) previsto no artigo 39 da Constituição Federal para contratação de pessoal na administração direta, autarquias e fundações mantidas com recursos do orçamento público que integram a administração indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

A desobediência à Constituição, na Lei nº 12.550/2011, se estende ao prever, no artigo 7º, a cessão de servidores públicos para a EBSERH com ônus para a origem (órgão do Poder Público). Esta cessão é inadmissível à luz dos princípios mais elementares do Direito, assim como obriga os servidores à prestação de serviços a entidades com personalidade jurídica de direito privado, quando foram concursados para trabalharem em órgãos públicos. Esses servidores, muitos deles qualificados com especializações, mestrados e doutorados, passariam a ter carga-horária, processos de trabalhos e de gerência determinados e controlados pela Empresa, que também passaria a definir metas e produtividade.

A saúde e educação são bens públicos, que não podem e não devem se submeter aos interesses do mercado. A EBSERH nega esse princípio constitucional e abre espaço para mercantilização dos serviços de saúde prestados pelos HUs. O fato de se afirmar como empresa pública e prestar serviços para o SUS não resolve o problema, pois concretamente as possibilidades de “venda” de serviços pela Empresa são reais e estão postas na Lei. Inclusive, as atividades de pesquisa e ensino seguem podendo ser vendidas a entidades privadas por meio de “acordos e convênios que realizar com entidades nacionais e internacionais” (Lei nº 12.550/2011, artigo 8º, Inciso II), sendo esta uma das fontes de recursos da EBSERH.

Outra grave afronta da EBSERH diz respeito à autonomia universitária, que ficaria seriamente comprometida sob essa forma de gestão. Na prática, a gerência da Empresa, com poderes amplos para firmar contratos, convênios, contratar pessoal técnico, definir processos administrativos internos e definir metas de gestão, acabaria com a vinculação dos HUs às Universidades. Para o jurista Dalmo Dallari, os projetos que apontam para a desvinculação dos HUs das Universidades (como aponta a própria EBSERH), carecem de lógica a e razoabilidade jurídica.

Quebra-se também o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a verdadeira natureza dos Hospitais Universitários, que se limitariam, sob os ditames e gerenciamento da nova Empresa, a prestar serviços de assistência à saúde, conforme pactos e metas de contratualização.

Os serviços, regidos sob a lógica do mercado, prejudicariam a população usuária, pois ao ter por princípio tão somente o cumprimento de metas contidas no contrato de gestão firmado, não se teria garantias da qualidade dos serviços de saúde e do atendimento às demandas. Além disto, o número de leitos para os usuários do SUS seriam diminuídos, a exemplo do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (apresentado pelo Governo Federal como modelo para implantação da EBSERH) que tem dupla porta de entrada, vendendo 30% dos seus leitos para planos privados de saúde.
 
Vamos dizer não à implantação da EBSERH nos Hospitais Universitários do Brasil! Diferente do que se afirma, a EBSERH não pode ser vista como uma “imposição” legal ou como única possibilidade de sobrevivência dos HUs. Ao contrário, esses hospitais já estão consolidados como Centros de Excelência, nos campos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência, têm dotação orçamentária garantida por Lei e mantêm contratos de prestação de Assistência em Saúde, nos níveis de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em várias áreas estratégicas desse Sistema. Portanto, servem diretamente a sociedade brasileira. Cada Universidade deverá decidir, nas suas instâncias colegiadas, se deseja ou não passar o seu patrimônio, o seu quadro funcional e os seus Hospitais de Ensino à gerência da EBSERH, e, se decidirem pela adesão, com isso abdicam da sua autonomia.

Considerando o que foi ao deliberado pela 14ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2011 e diante dos prejuízos que a implantação desta Empresa nos Hospitais Universitários do Brasil trará para os usuários, trabalhadores, estudantes e para a sociedade em geral, a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde conclama à comunidade universitária e aos Conselheiros das diversas universidades a rejeitarem, no Conselho Universitário, a sua implantação.

Espera-se que os Conselheiros Universitários não compactuem com a entrega do patrimônio do Estado a interesses privados travestidos de públicos, abrindo caminho para a corrupção que tem sido documentada por Tribunais de Contas, Ministério Público, órgãos de imprensa e movimentos sociais nos casos de terceirização da saúde no País.

Não se deixem intimidar pelas chantagens de que os HUs fecharão caso não seja aprovado o contrato com a EBSERH! Com muita atenção acompanharemos mais esta tentativa de atingir o SUS e desrespeitar a decisão da 14ª Conferência Nacional de Saúde, em 2011, de não implantação da EBSERH!

Pela Defesa dos Hospitais Universitários:
Concurso Público Já!
Por um Sistema Único de Saúde – SUS - Público e Estatal!
O SUS é Nosso, ninguém tira da gente,
Direito garantido não se compra não se vende!”


Participe desta Luta!
Frente Nacional contra a Privatização da Saúde

Assinam este manifesto:
(Assinaturas atualizadas em 29/06/2014)


FÓRUNS ESTADUAIS QUE PARTICIPAM DA FRENTE:


COMITÊ DE COMBATE ÀS PRIVATIZAÇÕES DE GOIÁS
COMITÊ EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA DE MATO GROSSO
FÓRUM CAPIXABA EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA
FÓRUM DE SAÚDE DA BAHIA
FÓRUM DE SAÚDE DE SERGIPE
FÓRUM DE SAÚDE DO MARANHÃO
FÓRUM DE SAÚDE DO PARÁ
FÓRUM DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
FÓRUM DE SAÚDE DE SANTA CATARINA
FÓRUM EM DEFESA DO SUS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE DE MINAS GERAIS
FÓRUM EM DEFESA DO SUS DO DISTRITO FEDERAL
FÓRUM EM DEFESA DO SUS DO RIO GRANDE DO SUL
FÓRUM EM DEFESA DO SUS E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DE ALAGOAS
FÓRUM NORTE-RIOGRANDENSE EM DEFESA DO SUS E CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES
FÓRUM PARAIBANO EM DEFESA DO SUS E CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES
FÓRUM POPULAR DE SAÚDE DE SÃO PAULO
FÓRUM POPULAR DE SAÚDE DO PARANÁ
FRENTE CEARENSE EM DEFESA DO SUS E CONTRA A SUA PRIVATIZAÇÃO
FRENTE ESTADUAL EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA DO MATO GROSSO DO SUL
FRENTE PERNAMBUCANA EM DEFESA DO SUS E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO

FÓRUNS REGIONAIS OU MUNICIPAIS

Fórum contra a Privatização das Políticas Públicas em Niterói (RJ)
Fórum de Combate a Privatização do SUS no município de Campos dos Goytacazes (RJ)
Fórum de Saúde da Baixada Litorânea (RJ)
Fórum de Saúde da Região Serrana (RJ)
Fórum de Saúde de Juiz de Fora (MG)
Fórum de Saúde de Rio Grande e Santa Maria (RS)
Fórum de Saúde de Uberaba e Uberlândia (MG)
Fórum em Defesa do SUS de Campina Grande (PB)
Fórum Municipal pelo Direito à Saúde e contra as Privatizações de Recife (PE)
Fórum Popular de Políticas Públicas de Duque de Caxias(RJ)
Fórum Popular de Saúde da Baixada Santista (SP)
Fórum Popular de Saúde de Barretos e Região (SP)
Fórum Popular de Saúde Ambiental de BarueriMOPSAB (SP)
Fórum Popular em Defesa da Saúde Pública de Londrina e Região (PR)
Fórum "Saúde Friburgo" (RJ)
Frente  de Mossoró contra a Privatização da Saúde (RN)
Núcleo Campinas do Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo (SP)
Núcleo Marília do Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo (SP)
Núcleo Sorocaba do Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo

ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES NACIONAIS

14º CONEB-UNE – 14º Conselho Nacional de Entidades de Base da União Nacional dos Estudantes (2013)
ABEn Nacional - Associação Brasileira de Enfermagem
ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social 
ABRASME - Associação Brasileira de Saúde Mental
ABIA - Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS
ABREA – Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto
AGB - Associação dos Geógrafos Brasileiros - GT Ambiente
AMPASA - Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde
ANDES-SN - Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior
ANEL - Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre
ASFOC-SN – Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
ASSETANS - Associação dos Servidores e Demais Trabalhadores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Casa da América Latina
CCLCP - Corrente Comunista Luis Carlos Prestes
CFESS - Conselho Federal de Serviço Social
CFFa - Conselho Federal de Fonoaudiologia
CFN - Conselho Federal de Nutricionistas
COFEN - Conselho Federal de Enfermagem
COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Coletivo Marxista
CONAM - Confederação Nacional das Associações de Moradores
CONEP – Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia
Consulta Popular
CONTAG - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Coordenação Nacional de Saúde do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - PSTU
CPP Nacional - Conselho Pastoral dos Pescadores
CSP-CONLUTAS - Central Sindical e Popular
CUT - Central Única dos Trabalhadores
DENEM – Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina 
ENEBIO - Entidade Nacional de Estudantes de Biologia
ENECOS – Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social
ENEEnf - Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem
ENEFAR - Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia
ENEN – Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição
ENESSO – Executiva Nacional das(os) Estudantes de Serviço Social
Espaço Socialista
ExNEL – Executiva Nacional dos Estudantes de Letras
ExNEPE - Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia
FASUBRA - Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras 
FENAFAR - Federação Nacional dos Farmacêuticos
FENAM - Federação Nacional dos Médicos
FENAMETRO - Federação Nacional dos Metroviários
FENAS – Federação Nacional dos Assistentes Sociais
FENASPS – Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social
FENED - Federação Nacional de Estudantes de Direito
FIST – Frente Internacionalista dos Sem Teto
FNE - Federação Nacional dos Enfermeiros
FENTAS - Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde
FNDDH – Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos
FNO - Federação Nacional dos Odontologistas
FNRS - Fórum Nacional de Residentes em Saúde 
INTERSINDICAL - Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora
JCA - Juventude Comunista Avançando
Jornal Brasil de Fato
Mandato do Deputado Federal Chico Alencar – Rio de Janeiro – Partido Socialismo e Liberdade – PSOL
MAS - Movimento Avançando Sindical
MMM - Marcha Mundial das Mulheres
MNLM – Movimento Nacional de Luta pela Moradia 
MORHAN - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase
Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe - CSP-Conlutas
MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
MTD – Movimento dos Trabalhadores Desempregados
NasRuas.Saúde – Movimento pela Saúde no Brasil
PCB - Partido Comunista Brasileiro
PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado 
RMRN/RECOSOL - Rede Mandacaru RN em Ação / A Flor do Sertão e Cangaço – Organização de Defesa Social (RN)
Setorial de Saúde da Central Sindical e Popular - CSP-CONLUTAS
UJC - União da Juventude Comunista
União Nacional de Estudantes – Oposição UNE Pela Base
UNIDOS PARA LUTAR - Associação Nacional dos Sindicatos Independentes
VAMOS À LUTA - Coletivo Juventude Vamos à Luta

ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES REGIONAIS, ESTADUAIS, MUNICIPAIS E LOCAIS 

ABEn-AL - Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Alagoas
ABM – Associação Baiana de Medicina
ADCP II – Associação de Docentes do Colégio Pedro II
ADUEPB - Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba
ADUFAL – Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas 
ADUFF SSind - Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense
ADUFRJ SSind - Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro
ADUNIRIO – Associação de Docentes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
AFIASERJ - Associação de Funcionários do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ)
AMUCANTI – Associação de Mulheres e Amigos de Cavalcanti e Adjacências (RJ)
ANEL-AL – Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre - Alagoas
ANEL-RJ – Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre – Rio de Janeiro
ANEL-RR – Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre - Roraima
APAPG - Associação dos Pescadores e Aquicultores da Pedra de Guaratiba
APEDEMA-RJ – Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Rio de Janeiro
APP-CapUERJ - Associação de Pais e Professores do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
APRASC - Associação de Praças de Santa Catarina
APROPUC-SP – Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 
APRUMA – Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão – Seção Sidical do ANDES-SN
APUFPR-SSind - Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná - Seção Sindical do ANDES-SN
ASDUERJ – Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Assembleia Geral de Estudantes de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
ASSMS - Associação dos Servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre
Associação de Moradores do Jardim Canaã – Cuiabá/MT 
ASUNIRIO - Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
ATOERJ - Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro
BICUDA ECOLÓGICA - Associação em Defesa da Qualidade de Vida, do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico
CAAL-UNICAMP – Centro Acadêmico Adolfo Lutz (Medicina) da Universidade Estadual de Campinas
CACIS-UERJ - Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
CADEL-PUC/RS – Centro Acadêmico Democracia e Luta (Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
CADM-UFAL - Centro Acadêmico Douglas Magalhães (Filosofia) da Universidade Federal de Alagoas
CAEnf-UFPI - Centro Acadêmico de Enfermagem "Rosa Luxemburgo" da Universidade Federal do Piauí 
CAE-UFPR – Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná 
CAFF-UFAL – Centro Acadêmico Florestan Fernandes (Ciências Sociais) da Universidade Federal de Alagoas
CAFIL-UERJ - Centro Acadêmico de Filosofia Gerd A. Bornheim da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
CAFITO-UFMG - Centro Acadêmico de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais
CAGM-UFAL - Centro Acadêmico Guedes de Miranda (Direito) da Universidade Federal de Alagoas
CAHIS-UFAL – Centro Acadêmico de História da Universidade Federal de Alagoas
CAHIS-UFU - Centro Acadêmico de História da Universidade Federal de Uberlândia
CALET-UFAL – Centro Acadêmico de Letras da Universidade Federal de Alagoas
CALE-UNIFAL - Centro Acadêmico de Letras Waldir de Luna Carneiro da Universidade Federal de Alfenas -UNIFAL (MG)
CALISS-UFSC - Centro Acadêmico Livre de Serviço Social
CANUT-UERJ - Centro Acadêmico de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
CANUT-UFAL – Centro Acadêmico de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas
CAPSI-UFAL – Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas
CAPS/UERJ - Centro de Atenção Psicossocial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
CASAF-UERJ - Centro Acadêmico Sir Alexander Fleming (Medicina) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro 
CASCo-UFRJ - Centro Acadêmico de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
CASH-UFAL - Centro Acadêmico Sebastião da Hora (Medicina) da Universidade Federal de Alagoas
CASSA-FITS – Centro Acadêmico de Serviço Social Amanhecer da Faculdade Integrada Tiradentes de Maceió/AL
CASSRL-UFAL - Centro Acadêmico de Serviço Social Rosa Luxemburgo da Universidade Federal de Alagoas
CASS-UERJ - Centro Acadêmico de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
CASS-UNIRIO – Centro Acadêmico de Serviço Social Karl Marx da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
CATL-UFAL – Centro Acadêmico de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas
CAWF-UNIRIO – Centro Acadêmico de Enfermagem Walter Fernandes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
CEDUS - Centro de Educação Sexual (RJ)
Centro Acadêmico XXXI de Outubro da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP
CMS Natal - Conselho Municipal de Saúde de Natal (RN)
CMS Recife - Conselho Municipal de Saúde de Recife (PE)
Comitê em Defesa do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora
Consulta Popular - Rio de Janeiro
COREn-AL - Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas
CREMEB – Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia
CRESS-AL – Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas
CRESS-AM/RR Roraima – Seccional Roraima do Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas e de Roraima
CRESS-BA - Conselho Regional de Serviço Social da Bahia
CRESS-CE - Conselho Regional de Serviço Social do Ceará
CRESS-DF – Conselho Regional de Serviço Social do Distrito Federal 
CRESS-GO - Conselho Regional de Serviço Social de Goiás
CRESS-MA – Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão
CRESS-MG - Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais
CRESS-MT – Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso
CRESS-PE - Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco 
CRESS-PB - Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba
CRESS-PB Campina Grande – Seccional Campina Grande do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba
CRESS-PI – Conselho Regional de Serviço Social do Piauí
CRESS-PR - Conselho Regional de Serviço Social do Paraná
CRESS-RN – Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Norte
CRESS-RO Acre – Seccional Acre do Conselho Regional de Serviço Social de Rondônia
CRESS-RJ Campo dos Goytacazes – Seccional Campo dos Goytacazes do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro
CRESS-RJ – Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro
CRESS-RS - Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul
CRESS-SP – Conselho Regional de Serviço Social do Estado de São Paulo 
CRESS-SP Campinas – Seccional Campinas do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo
CRESS-SP São José dos Campos – Seccional São José dos Campos do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo
DA 2 – UNCISAL - Diretório Acadêmico 2 de Maio (Medicina) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
DAAAC-UFF - Diretório Acadêmico Aurora de Afonso Costa de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense
DACOM-UFG – Diretório Acadêmico de Comunicação da Universidade Federal de Goiás
DAEF-UFRPE - Diretório Acadêmico de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco
DAFAFAR-UFMG - Diretório Acadêmico João Ladeira de Sena (Farmácia) da Universidade Federal de Minas Gerais
DAICB-UFMG - Diretório Acadêmico do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
D.A. LETRAS- UFMG  Diretório Acadêmico de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais
DAMGEMT - Instituição Ambientalista Defensores Ambientais do Gericinó-Mendanha-Tinguá
DANUT-UFMG - Diretório Acadêmico de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais
DCE Mário Prata-UFRJ – Diretório Central dos Estudantes Mario Prata da Universidade Federal do Rio de Janeiro
DCE-UERJ - Diretório Estadual dos Estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
DCE-UFAL – Diretório Central dos Estudantes Quilombo dos Palmares da Universidade Federal de Alagoas
DCE-UFF - Diretório Central dos(as) Estudantes Livre “Fernando Santa Cruz” da Universidade Federal Fluminense
DCE-UFJF - Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora
DCE-UFMG - Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais
DCE-UFMS – Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
DCE-UFRPE - Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco
DCE-UFSC - Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos da Universidade Federal de Santa Catarina
DCE/UNIC – Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Cuiabá 
DCE-UNICAMP – Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Campinas
DCE-UNIFESP – Gestão “Vez da Voz” - Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de São Paulo
DCE-UNIRIO – Gestão Mãos à Obra (2012) – Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
DCE-USP – Diretório Central dos Estudantes Livre  “Alexandre Vannucchi Leme” da Universidade de São Paulo
DENEM Sudeste 1 – Coordenação Regional Sudeste 1 da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina
Diretório Acadêmico de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco
ESPAÇO SAÚDE-UFMG – Coletivo Estudantil Espaço Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais
FACOND - Fórum Alagoano de Conselho de Direitos
FNRS-Coletivo Rio - Coletivo Rio de Janeiro do Fórum Nacional dos Residentes em Saúde 
FOBONG – Fórum Baiano de ONGs/AIDS
Fórum de Residentes em Saúde Coletiva do Rio de Janeiro 
Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública do Rio de Janeiro
Fórum Estadual das ONGs na Luta contra a Tuberculose do Rio de Janeiro – Fórum ONG TB-RJ
Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário (RJ)
Fórum Social de Manguinhos
Frente de Lutas dos Centros Acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso
Grupo Além do Mito - Universidade Federal de Alagoas
Grupo contra o Preconceito - Bahia
INTERSINDICAL-RJ - Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora - Rio de Janeiro
Jornal Arma da Crítica
Mandato da Deputada Estadual Janira Rocha – Rio de Janeiro – Partido Socialismo e Liberdade – PSOL
Mandato do Deputado Estadual Marcelo Freixo – Rio de Janeiro – Partido Socialismo e Liberdade – PSOL
Mandato do Deputado Estadual Paulo Ramos - Rio de Janeiro – Partido Democrático Trabalhista – PDT
Mandato do Vereador Eliomar Coelho – Rio de Janeiro (RJ) - Partido Socialismo e Liberdade – PSOL
Mandato do Vereador Jefferson Moura – Rio de Janeiro (RJ) - Partido Socialismo e Liberdade – PSOL
Mandato Vereador Paulo Eduardo Gomes – PSOL/Niterói/RJ
Mandato do Vereador Paulo Pinheiro – Rio de Janeiro (RJ) - Partido Socialismo e Liberdade – PSOL
Mandato Vereador Renatinho – PSOL/Niterói/RJ
Mandato do Vereador Renato Cinco – Rio de Janeiro (RJ) - Partido Socialismo e Liberdade – PSOL
MOPS/AL – Movimento Popular de Saúde de Alagoas
Movimento dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio Grande do Norte 
Movimento pela Saúde da Saúde do Maranhão
MST-PE - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - Setorial Estadual de Pernambuco
MST-RJ – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Setorial Estadual do Rio de Janeiro
MST-SC - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – Setorial Estadual de Santa Catarina
MUDI - Movimento de Moradores e Usuários em Defesa do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ)
MUSPE-RJ - Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais do Rio de Janeiro
Oposição ao SINTUF-MT – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso 
PCB/AL – Comitê Estadual de Alagoas do Partido Comunista Brasileiro
PCB/RJ – Comitê Estadual do Rio de Janeiro do Partido Comunista Brasileiro
PCR-AL – Partido Comunista Revolucionário de Alagoas
PSOL/AL – Diretório Estadual de Alagoas do Partido Socialismo e Liberdade 
PSOL/RJ - Diretório Estadual do Rio de Janeiro do Partido Socialismo e Liberdade
PSOL/RN – Diretório Estadual do Rio Grande do Norte do Partido Socialismo e Liberdade
PSTU/AL – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – Regional Alagoas
PSTU/RJ – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – Regional Rio de Janeiro
RECID/AL – Rede de Educação Cidadã de Alagoas
Rede Ambiente TV
Resistência Popular - Alagoas
SASEAL – Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Alagoas
SASERJ – Sindicato dos Assistentes Sociais do Rio de Janeiro
SEPE/RJ - Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação
SERGS – Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul
Setorial de Saúde do Diretório Estadual do Rio de Janeiro do Partido dos Trabalhadores - PT - Estadual/RJ
Setorial de Saúde Victor Valla do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL/RJ
SIMEPE - Sindicato dos Médicos de Pernambuco
SINDENFRJ - Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro
Sindicalismo Militante (RJ)
SINDIFES – Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (UFMG, CEFET-MG, IFMG, UFVJM)
SINDIMED-BA – Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia
SINDIMED-MT – Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso
SINDISPREV/RS - Sindicato de Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Rio Grande do Sul
SINDITEST/PR - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná
SINDPDSC - Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina
SINDPREVS/RN - Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado do Rio Grande do Norte
SINDPREVS/RN Núcleo Mossoró – Núcleo de Mossoró do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado do Rio Grande do Norte
SINDPREVS/SC - Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina
SINDSAUDE-GO – Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás
SINDSAÚDE/SC - Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Público Estadual e Privado de Florianópolis
SINDSEPE-RS – Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul
SINDSPREV/RJ – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado no Rio de Janeiro
SINDUPE - Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco
SINEAL – Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas
SINETRAN-MT – Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso 
SINFARPE - Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco
SINFITO-RJ - Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro
SINMED-RJ – Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro
SINTE-MED - Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Município de Uberaba
SINTEST-RN - Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior 
SINTRATURB - Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis
SINTSPREV/MG – Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais
SINTUFAL – Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas 
SINTUFES - Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal do Espírito Santo
SINTUFF – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (RJ) 
SINTUFRJ – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
SINTUPERJ – Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro
SSIND-UFSC – Seção Sindical na Universidade Federal de Santa Catarina do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN
SISTA-MS – Sindicato dos Trabalhadores das Intituições Federais de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul
STU – Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
Sudeste-2/ENEN – Coordenação Regional Sudeste-2 da Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição

UNIDADES DE ENSINO, PROGRAMAS e PROJETOS ACADÊMICOS

- Centro de Estudos Octavio Ianni da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FSS/UERJ  – Coordenação:Prof. Dra. Marilda Iamamoto
- Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Coordenação: Prof. Dr. Roberto Leher
- ESS/CCH/UNIRIO – Escola de Serviço Social do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
- ESS/UFRJ – Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretoria: Prof. Dra. Mavi Pacheco Rodrigues
- Estágio Interno Complementar (EIC) "O Serviço Social e a problemática da criminalização do aborto: em busca de direitos" - Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Coordenador: Prof. Dr. Maurilio Castro de Matos
- FAMED-UFAL – Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas – Direção: Prof. Dr. Francisco Passos
- FSSO-UFAL - Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas - Direção: Prof. Dra. Ana Ávila
- GEAD - Grupo de Estudos sobre Álcool e outras Drogas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Coordenação: Prof. Dra. Roberta Uchoa
- GEMARB-UFOP - Grupo de Estudos Marxismo e Realidade Brasileira da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordenação: Douglas Ribeiro Barboza e Jacqueline Aline Botelho Lima
- GEPE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ética - Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Coordenação: Prof. Dra. Maria Alexandra da Silva Monteiro Mustafá
- GEPESSE - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Serviço Social na área de Educação - Universidade Estadual Paulista - campus Franca (UNESP/Franca) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Coordenação: Prof. Dr. Eliana Bolorino Canteiro Martins e Prof. Dr. Ney Luiz Teixeira de Almeida
- GEPSSO - Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social - Universidade Federal Fluminense (UFF)  - Coordenação: Prof. Dra. Rosany Barcellos de Souza
- GERAMUS - Grupo de Pesquisa e Extensão sobre relações de gênero, étnico-raciais, mulheres e feminismos - Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Núcleo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas. Coordenação: Prof. Dra. Marly de Jesus Sá Dias
- GESST - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade Social e Trabalho – Universidade de Brasília – UnB – Coordenação: Prof. Dra. Ivana Boschetti
- GESTA - Grupo de Estudos em Serviço Social, Saúde, Trabalho e Meio Ambiente (pesquisa e extensão) – Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – Coordenação: Prof. Dra. Lúcia Maria de Barros Freire e Prof. Dra. Maria Inês Souza Bravo
- GETRAPS - Grupo de Estudos e  Pesquisas sobre Trabalho e Proteção Social - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Coordenação: Prof. Dra. Moema Amélia Serpa Lopes de Souza
- GOPSS-UERJ - Grupo de Estudos e Pesquisa do Orçamento Público e da Seguridade Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de janeiro - FSS-UERJ - Coordenação: Prof. Dra. Elaine Behring
-GPODE - Grupo de Pesquisa sobre Política Social e Desenvolvimento - Universidade Federal Fluminense (UFF) - Coordenação: Prof. Dra. Ana Paula Ornellas Muriel
- Grupo de Pesquisa “Ciências Humanas, Saúde & Sociedade” da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO - Coordenação: Prof. Dr. Alexandre Magno de Teixeira Carvalho
- GRAPp - Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça, Meio Ambiente e Políticas Publicas - Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Coordenação: Prof. Dra. Vitória Gehlen
- Grupo de Pesquisa "Economia, Saúde e Sociedade" - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Coordenação: Prof. Dra. Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi
- Grupo de Pesquisa e Extensão "Filosofia da Terra" – Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Coordenação: Prof. Dr. Arthur Bispo
- Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais – Faculdade de Serviço Social da  Universidade Federal de Alagoas – UFAL – Coordenação: Prof. Dra. Maria Valéria Costa Correia
- Grupo de Pesquisa “Gestão Democrática na Saúde e Serviço Social” da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ - Coordenação: Prof. Dra. Maria Inês Souza Bravo e Prof. Dra Lúcia Maria de Barros Freire. Professores participantes: Prof. Dr. Maurilio Castro de Matos, Prof. Dra. Vanessa Bezerra, Prof. Dra. Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ e Vanda D’Acri Soares do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ). Pesquisadores: Gustavo Gomes, Juliana Menezes, Maria Cristina Braga, Paula Canellas 
- Grupo de Pesquisa "Lukács e Mészáros: fundamentos ontológicos da sociabilidade burguesa" da Universidade Federal de Alagoas - UFAL - Coordenação: Prof. Dra. Maria Cristina Soares Paniago, Prof. Dr. Sérgio Lessa e Prof. Dr. Ivo Tonet
- Grupo de Pesquisa Serviço Social, Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO - Coordenação: Prof. Dra. Janaina Bilates
- Grupo de Pesquisa "Terra e Trabalho" da Universidade de Brasília - UNB. Coordenação: Prof. Dra. Marcela Soares e Prof. Morena Marques
- GSERMS - Grupo de Estudos, Pesquisa e Debates em Serviço Social e Movimento Social – Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Coordenação: Prof. Dra. Josefa Batista Lopes e Prof. Dra. Marina Maciel Abreu 
- Laboratório Territorial de Manguinhos - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) - Coordenação: Pesquisadores Fatima Pivetta, Lenira Zancan, Marcelo Firpo, Marize Cunha
- LIDIS - Laboratório Integrado de Diversidade Sexual, Diversidade de Gênero, Políticas e Direitos - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Coordenação Adjunta: Prof. Dr. Guilherme Almeida
- MULTIAMAZON -  Laboratório Multidisciplinar em Planejamento Regional, Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Setentrional - Universidade Estadual de Roraima (UERR) - Coordenação: Prof. Dr. Ismar Borges de Lima
- NACI - Núcleo de Análise de Conjuntura Internacional - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Coordenação: Prof. Dra. Regina Maria d'Aquino Fonseca Gadelha
- NEAM – Núcleo de Estudos de Aprofundamento Marxista da Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP – Coordenação: Prof. Dra. Maria Beatriz Costa Abramides 
- NEEPSS - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social – Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – Coordenação: Prof. Dra. Ana Maria de Vasconcelos 
- NEGI - Núcleo de Estudos em Gestão e Informação  da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Coordenação: Prof. Dr. Renato Veloso e Prof. Dra. Vânia Sierra
- NEPEM - Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas – Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Coordenação: Prof. Dr. Mauro Iasi - Professores Participantes: Marcelo Braz e Sara Granemann
- NEPS - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Mental e Atenção Psicossocial – Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - Coordenação: Prof. Dr. Marco José de Oliveira Duarte. Participantes: Assistentes Sociais Neilanza Micas Coe, Tânia de Oliveira, Rosimar Meródio, Psicóloga Naiara Castellar, Enfermeira Renata Cerqueira e Terapeuta Ocupacional Kátia Cursino
- NERU - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos – Universidade Federal Fluminense (UFF) - Coordenação: Prof. Dra. Maria do Socorro Bezerra de Lima
- NEST - Núcleo de Estudos em Saúde e Trabalho - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) - Cooordenação: Prof. Dra. Jussara Maria Rosa Mendes
- NETRAD - Núcleo de Estudos em Trabalho e Desenvolvimento – Universidade Federal Fluminense (UFF) - Coordenação: Prof. Dr. José Luis de Cruz
- NIEP-MARX - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo – Universidade Federal Fluminense – Coordenação coletiva. Participante: Prof. Dra. Virginia Fontes
- Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Coordenação: Prof. Dra. Maria Lucia Martinelli
- Núcleo de Estudos e Pesquisa "Trabalho e Profissão" - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Coordenação: Prof. Dra. Maria Carmelita Yazbek e Prof. Dra. Raquel Raichelis
- Núcleo de Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PGPP) da UFMA - Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão
- Núcleo de Qualidade de Vida e Saúde do Curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP – Coordenação: Prof. Dra. Maria do Socorro Cabral
- Núcleo de Relações de Trabalho - Curso de Graduação em Serviço Social Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Coordenação: Prof. Dra. Maria Beatriz Costa Abramides
- NUPEPS - Núcleo de Pesquisa e Práticas Sociais - Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – Coordenação: Prof. Dra. Marília Tomaz de Oliveira e Prof. Dra. Sandra Amélia Sampaio Silveira
- NUPEQUESS-ESS/UFRJ/CNPq - Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Políticas Públicas, "Questão Social" e Serviço Social – Coordenação: Prof. Dra. Janete Luzia Leite
- NUSP-UFAL – Núcleo de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas - Coordenação: Prof. Dra. Maria Edna Bezerra
- Obervatório de Direitos Humanos da América Latina - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROEALC/CCS-UERJ – Coordenação: Prof. Dra. Silene de Moraes Freire
- Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais – Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Coordenação: Prof. Dra. Joana Aparecida Coutinho e Prof. Dra. Josefa Batista Lopes
- Observatório do Trabalho no Brasil – UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Coordenação: Prof. Dra. Cleir Marcosin - Pesquisadores: Prof. Dra. Andrea Gama, Prof. Dra. Valéria Forti, Prof. Dra. Mary Jane de Oliveira Teixeira, Prof. Alzira Lobato, Prof. Dr. Guilherme Almeida
- PELA SAÚDE - Projeto de Extensão Políticas Públicas de Saúde: o potencial dos conselhos e movimentos sociais do Rio de Janeiro - Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ – Coordenação: Prof. Dra. Maria Inês Souza Bravo
PESCCAJ - Projeto Educação, Saúde, Cidadania e Cultura com Crianças, Adolescentes e Jovens - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FSS/UERJ - Coordenação: Jurema Alves Pereira
PETRES - Programa de Estudos do Trabalho e Reprodução Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FSS/UERJ – Coordenação: Prof. Dra. Rose Mary Sousa Serra
- POLUS-UFAL - Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais da Universidade Federal de Alagoas - Coordenação: Prof. Dra. Georgia Cêa e Prof. Dra. Maria Valéria Costa Correia
- PROAFRO-UERJ - Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos - Centro de Ciências Sociais/CCS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - Coordenação: Prof. Dr. Magali da Silva Almeida
- Programa de Estudos de Trabalho e Política - Faculdade de Serviço Social da UERJ - Coordenação: Prof. Dra. Rosangela Nair de Carvalho Barbosa
- Programa de Extensão "Assessoria Interdisciplinar em Saúde e Cidadania a Movimentos Populares" - Instituto de Humanidades e Saúde - Rio das Ostras - Universidade Federal Fluminense - UFF
- Projeto de Extensão “Atenção à Saúde do Trabalhador nas Instituições Públicas” – ESS-UFRJ - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Coordenação: Prof. Dr. Cecília Cavalcanti. Participantes: Assistentes sociais Monica Olivar, Rodrigo Ribeiro e Mariana Flores
- Projeto de Extensão “Educação e Saúde” do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – HUGG-UNIRIO - Coordenação: Prof. Dra. Janaina Bilates e Prof. Dr. Alexandre Magno. Participantes: assistentes sociais Celeste Anunciata Moreira, Maria Cristina Lima e Roberta Ferreira.
- Projeto de Extensão Universitária Irati-Trianon – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Prefeitura Municipal de Taboão da Serra – PUC/SP-PMTS – Coordenação: Prof. Dra. Maria Beatriz Costa Abramides
- Projeto "Democracia, Desenvolvimento Capitalista e a Luta dos Trabalhadores no Brasil" - FAPEMIG/UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto. Coordenação: Prof. Ms. Douglas Ribeiro  Barboza. Colaboração externa: Prof. Ms. Jacqueline Botelho.
- Projeto de Pesquisa “A contrarreforma na política de saúde e Serviço Social: expressões e tendências em Pernambuco" - Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Coordenação: Prof. Dra. Raquel Cavalcante Soares
- Projeto de Pesquisa "Humanos Direitos: estudos sobre o tráfico de pessoas" - Convênio entre Ministério da Educação e Universidade Federal de Pernambuco - MEC/UFPE - Coordenação: Prof. Dra. Maria de Fatima Gomes de Lucena
- Projeto de Pesquisa "Jovens, valores e consumo de drogas: políticas públicas na perspectiva da saúde coletiva" - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) - Coordenação: Prof. Dra. Cassia Baldini Soares
- Projeto de Pesquisa "Lutas sociais por saúde no contexto da crise do capital" – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão – UFMA - Coordenação: Prof. Dra. Franci Gomes Cardoso
- Projeto de Pesquisa "Necessidades de saúde como objeto das políticas públicas: as práticas de enfermagem na Atenção Básica" - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) - Coordenação: Prof. Dra. Celia Maria Civalli Campos
- Projeto de Pesquisa "Saúde, Serviço Social e Movimentos Sociais" - Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - Coordenação: Prof. Dra. Maria Inês Souza Bravo
- Projeto Transversões - Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão “Saúde Mental, Desinstitucionalização e Abordagens Psicossociais” - Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Coordenação: Prof. Dr. Eduardo Mourão Vasconcelos





17 comentários:

  1. Acho essa luta importantíssima tem todo meu apoio

    ResponderExcluir
  2. Por que não entram com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra este pudim de irregularidades que põe em risco o atendimento à saúde das pessoas mais pobres? Falam muito, mas ninguém toma uma atitude mais séria e DENTRO DA LEI!

    ResponderExcluir
  3. Me impressiona não ver CRF's (Conselhos regionas de Farmácia) e CFF (Conselho Federal de Farmácia) nessa luta!

    ResponderExcluir
  4. É tudo besteira. Os hospitais vão continuar funcionando com o SUS do jeito que já é. A diferença é que os hospitais serão padronizados e terão mais tecnologia. O desnível entre os hospitais de clínicas no Brasil é enorme. Isso vai resultar em um melhor atendimento para quem realmente importa - o povo. Mas como todo o sindicato é contra mudanças e as pessoas que entram neste site geralmente só enchergam os seus ganhos, não há como analisar aqui o bem maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as pessoas tem direito a saúde e educação de graça é obrigação do governo,se for privatizado o serviço haverá tarifas bancarias pra pagar assim como a conta da aguá e da luz,e tenho certeza que não será muito barato,a conta da escola e do sus pra pagar todo fim de mês,também será comprado uma fortuna para os transplantes de órgãos igual nos EUA e demais países aonde a saúde é privatizada, e os que não tiverem condição de pagar vão morrer ?.Se vc pagar a escola e a saúde pra todos os brasileiros pobres que não tem aonde cair morto ai eu concordo com a privatização destas áreas *-*

      Excluir
    2. Visitem o HU de Porto Alegre e vejam com seus próprios olhos o que o governo (Ebserh) quer fazer com o restante dos HU´s do Brasil. Vai ficar mais fácil decidir o que é melhor-digo melhor para o povo, não para o Sindicato (funcionários públicos).

      Excluir
  5. Para falar bobagem é melhor ficar anônimo mesmo! Concordo com o Heinz sobre a ADIN, é um caminho a ser tentado, antes de outras mobilizações que talvez venham a ser necessárias...

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha, que besteirol...

    ResponderExcluir
  7. o SUS é uma politica de Estado, garantida pela Constituição Federal seus desafios e lacunas devem ser enfrentados com recursos materiais, de forma transparente , descentralizado e universalmente à TODOS OS BRASILEIROS e Recursos Humanos qualificados sob a otica da dignidade humana, da solidariedade, do bem comum, da etica e da preservação de nossa identidade, e não modelo mercadologico, onde consideram apenas as estatisticas, os numeros, interesses escusos. E como fica a saúde da população? mercadoria? como seria o biopsicosocial? O SUS é muito mais que assistencia médica,é um universo imenso de cuidados a saúde. Quem vai CUSTEAR A SAUDE DE QUALIDADE DA POPULAÇÃO? KATIA

    ResponderExcluir
  8. Nota contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
    nos Hospitais Universitários (HUs) do Brasil

    O governo Dilma-PT está empreendendo mais um ataque contra os serviços públicos e a população ao editar a Lei nº 12.550/2011, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que passaria a ser responsável pela administração dos nos Hospitais Universitários (HUs) do Brasil. A EBSERH será uma entidade de direito privado que vai administrar os HUs com os critérios da economia de mercado, visando o lucro e não o cumprimento de sua função de escolas de medicina, centros de pesquisa e responsável pelo bom atendimento à população em muitas regiões do país, além de tornar precária a situação de dezenas de milhares de trabalhadores, que deixariam de ter a estabilidade do serviço público.

    Esse ataque não é um acidente, um erro casual ou um equívoco, é parte de uma política global do governo Dilma-PT e seu bloco de apoio, acompanhada pelos governos estaduais e municipais da oposição burguesa (PSDB-DEM), que visa sucatear o serviço público em geral, precarizando o atendimento à população e impondo sobre os funcionários públicos uma lógica de gestão de empresa privada, com sobrecarga de serviço, assédio moral das chefias na cobrança de metas e péssima remuneração. O fato de que centenas de milhares de trabalhadores do funcionalismo público federal estejam em greve neste momento é uma expressão dos resultados dessa política, ou seja, arrocho salarial, destruição das carreiras funcionais, degradação das condições de trabalho e precarização do atendimento à população.

    Os governos adotam essa política para terem dinheiro em caixa para pagar a rolagem da dívida pública, um ralo de dinheiro que consome cerca de metade do orçamento público federal, algo em torno de escandalosos R$ 600 bilhões de reais todos os anos. Esse dinheiro vai direto para o bolso dos especuladores, ao invés de servir para atender as necessidades da população, que precisa de serviços públicos de qualidade, e dos funcionários, que precisam de valorização profissional e condições de trabalho dignas. Além disso, o governo precisa fazer caixa para ajudar as empresas nesse momento de crise mundial do capitalismo. A crise afeta também o Brasil, que viu seu crescimento diminuir no último ano. Sem o suporte direto do Estado o sistema não tem mais condições de funcionar, o que explica os ataques e privatizações de todos os tipos.

    Diante disso, a luta em defesa dos HUs como instituições públicas de ensino, pesquisa, extensão e atendimento à população só poderá ser vitoriosa se passar de uma luta parcial para somar-se às lutas dos demais trabalhadores contra o projeto político em vigor no país. Não basta barrar apenas a privatização de determinados serviços públicos, mas é preciso derrotar o governo e impor um projeto dos trabalhadores. O governo do PT e seus aliados representa a classe patronal de conjunto, pois ainda que haja partidos de oposição nos Estados e municípios, como PSDB, DEM, e outros, esses partidos não têm um projeto diferente a apresentar, apenas lutam pelo controle do governo para se locupletar com a corrupção, como se comprova nos escândalos que pipocam diariamente.

    É preciso cirar um movimento político dos trabalhadores, independente dos partidos e entidades governistas, que organize a luta para impor um projeto dos trabalhadores contra a crise, barrando as privatizações e outros ataques que visam beneficiar o capital.

    Ressaltamos ainda que não basta garantir que os HUs e demais serviços continuem como serviços públicos, sob gestão estatal, pois o Estado permanece sob controle da classe dominante e seus partidos. É preciso lutar não apenas contra a privatização e pela estatização, mas pela socialização dos serviços públicos, sob controle dos trabalhadores.

    Espaço Socialista
    20 de agosto de 2012

    www.espacosocialista.org - espacosocialista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. A EBSERH foi constituída apartir do modelo de trabalho do HCPA - Hospital de Clínicas de Porto Alegre, considerado o melhor entre todos, e realmente a diferença é gritante. O Hospital atende SUS e Convênios privados, o hospital funciona juntamente com a UFRGS que é a sua instituições de ensino, investe em pesquisa e oferece ainda outros tipos de exames ao SUS (que não teria direito) de graça em razão de adquirir renda com os convênios privados. Para quem conhece esse hospital e está preocupado com o atendimento da população, penso eu que, a EBSERH será o maior avanço da saúde dos últimos tempos. Para aqueles que somente lêem idéias utópicas de socialismo ou temem perder alguma vantagem, acho que cabe a vocês dar suporte a essa idéia errônea de privatização.

    ResponderExcluir
  10. COMO CIDADÃ ISSO SIGNIFICA CLARAMENTE NEPOTISMO DESVIO DE DINHEIRO FÁCIL E IRRESPONSABILIDADE POIS COMPETÊNCIA ESTA JÁ ACABOU QUANDO SI CRIOU AS UPAS E ENTREGUES A PILANTROPIAS ANTIGAS FILANTROIAS .CABIDE DE EMPREGO PARA A POLITICAGEM .

    ResponderExcluir
  11. “O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons.”
    ―Martin Luther King Jr.

    “O que afeta diretamente uma pessoa, afeta a todos indiretamente.”
    ―Martin Luther King Jr.

    “A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar.”
    ―Martin Luther King Jr.

    “Todo o progresso é precário, e a solução para um problema coloca-nos diante de outro problema.”
    ―Martin Luther King Jr

    “Se a história ensina alguma coisa é que o mal é difícil de vencer, tem uma resistência fanática e jamais cede por vontade própria.”
    ―Martin Luther King Jr.


    Martin Luther King Jr.
    Nascimento: 15 de Janeiro de 1929
    Morte: 4 de Abril de 1968 (39 anos)
    Ocupação: Ativista
    Biografia: Martin Luther King, Jr. foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato.

    ResponderExcluir
  12. Não sou a favor de nenhum movimento ou ação social que não seja legalista. As mudanças são para cima e para frente! Conquistamos muitos direitos, companheiros de diversos partidos apoiaram a eleição do Dr Lula e posteriormente do Dra Dilma, os dois diplomados pela Soborne. Força Sempre! Por um Brasil bom para os brasileiros e acolhedor para a Comunidade de Países Lusófonos e asilados.

    ResponderExcluir
  13. Informem-se antes de emitir opiniões e julgamentos infundados, repletos de retórica para convencer desavisados. Leiam as leis que regem a EBSERH. Se a empresa é pública, então, é completamente falacioso acusar 'privatização'. Mas essa não é bem a questão.
    Aqueles que abominam as 'privatizações' e reivindicam serviços públicos - geralmente, servidores públicos militando corporativamente - são os mesmos que contratam planos de saúde e escolas privadas para si e para a família. Quando não, contratam serviços privados por fora por saberem da péssima qualidade dos serviços públicos. Conheço bem esse duplo-padrão - fonte de renda advinda do funcionalismo público, mas consumo de saúde e educação em empresas privadas, já que oferecem, obviamente, melhores serviços e produtos.
    Temem a privatização por medo de perderem seus empregos públicos, com 'estabilidade', que nada mais é do que 'garantia de improdutividade', 'garantia de greve chantagista para conseguir privilégios corporativos', etc.
    Temem privatizações por não conseguirem junto a empresas privadas favorecimentos ideológicos dos 'companheiros' para conseguir vagas, como ocorre descaradamente, por exemplo, nas universidades públicas. Precisam ser favorecidos por não serem os melhores.
    Temem ser cobrados por produtividade e qualidade, como qualquer outro trabalhador, pois seriam demitidos, já que incompetentes e improdutivos.

    ResponderExcluir
  14. O mais interessante é que quase todos os hus já aderiram à ebserh, pois a ebserh é uma empresa pública, empresa do do povo. A ebserh surgio para organizar os hopitas universitários que estão esquecidos pelos RJUs, os quais não querem trabalhar final de semana e férias, deixado o hospital na mão de residentes, estagiária e terceirizados com baixa qualificação! Dificilmente cumprem o horário integral,pois não batem ponto biométrico! A ebserh é formada por funcionários qualificados, atenciosos e cumpridores dos seus horários.

    ResponderExcluir