terça-feira, 15 de maio de 2012

Vitória contra a privatização do SUS!

Uma vitória histórica do SUS - Contra a Dupla Porta


De Blog do Paulo Spina

Hoje tivemos uma vitória histórica da saúde como direito de todos. Uma vitória do SUS! Uma vitória que deve ser comemorada por todos os lutadores da saúde do Brasil! 

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a suspensão da "lei da dupla porta", que permitia a venda de até 25% das vagas de hospitais públicos geridos por OSs (Organizações Sociais) para pacientes particulares e com planos de saúde. 

A 2ª Câmara de Direito Público do TJ-SP negou o recurso (agravo de instrumento) proposto pelo governo do Estado de São Paulo e manteve liminar que impede a oferta dos leitos para pacientes particulares ou clientes de planos de saúde. 

A decisão, por unanimidade, impede que o governo estadual assine contratos com organizações sociais que administram hospitais públicos e planos. 

Sabemos que se esta lei fosse aplicada em São Paulo a venda do SUS aconteceria no Brasil inteiro. Parabéns a todos os lutadores de diversas entidades que se colocaram contra, parabéns ao Fórum Aids que entrou com ação civil pública, ao Fórum Popular de Saúde e a Frente Nacional Contra a Privatização que sempre foram protagonistas contra este absurdo. Ao Conselho Nacional de Saúde que ousou se posicionar! A todos os sindicatos que se colocaram contra e aos parlamentares da oposição no Estado de São Paulo que lutaram contra isso! 

Mas temos que estar de olho, pois o mérito do caso ainda será julgado pela 5ª Vara da Fazenda Pública. 

Paulo Spina 

Militante do Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo 


TJSP nega em caráter liminar destinação de 25% dos leitos de hospitais públicos a usuários de planos de saúde


De Agência Brasil em 15/05/2012
Elaine Patricia Cruz

São Paulo – Por unanimidade de votos, a Segunda Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negou hoje (15), em caráter liminar, a destinação de 25% dos leitos de hospitais públicos para atendimento de pacientes particulares ou para beneficiários de planos de saúde. O mérito da lei, no entanto, não foi julgado e ainda não foi definida uma data para que isso ocorra.

Em agosto do ano passado, o juiz Marcos de Lima Porta, da 5ª Vara da Fazenda Pública Central, concedeu liminar atendendo a uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público de São Paulo, que pedia a suspensão dos efeitos do Decreto 57.108, assinado em julho de 2011. O texto prevê que os hospitais estaduais gerenciados por organizações do terceiro setor ficam autorizados a atender, de forma diferenciada, os clientes de planos de saúde, cobrando o ressarcimento diretamente das operadoras de convênios.

Para o Ministério Público, a lei é inconstitucional e cria uma dupla-porta, ou seja, os usuários de planos de saúde poderiam ter privilégio na fila em relação aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O governo recorreu da decisão liminar e, hoje, o Tribunal de Justiça decidiu negar o provimento a esse recurso.

“Continua não valendo a lei que permite a entrega de 25% dos leitos para particulares e planos de saúde”, explicou o promotor de Justiça e de Direitos Humanos da Área de Saúde Pública, Arthur Pinto Filho. Com isso, segundo ele, o estado precisa agora aguardar a decisão de mérito pelo juiz Marcos de Lima Porta. “É uma ação civil pública, que está tendo andamento e, uma hora, ela será decidida. Enquanto não houver uma decisão do juiz, não há o que ser feito neste momento”, explicou.

O promotor considerou a decisão histórica. “Essa lei cria um problema gravíssimo no estado de São Paulo. Ela tira 25% dos leitos dos grandes hospitais públicos estaduais e entrega esses leitos para os planos privados, que não entraram com um tostão para melhorar ou equipar esses hospitais. Com isso, as filas do SUS aumentariam 25%”, disse Arthur Pinto filho.

Para ele, a lei não tem paralelo no Brasil e, por isso, ele acredita que a decisão da Justiça abre um precedente importante para o restante do país. “Essa é uma vitória nacional, uma nova perspectiva. A dupla-porta, se implantada em qualquer hospital, gerará privilégios para quem tem plano de saúde ou particular. E isso quebra a ideia de igualdade”, argumentou.

Na semana passada, o Conselho Nacional de Saúde havia pedido à Justiça de São Paulo que considerasse ilegal a lei estadual. Para o conselho, a lei favorece a prática de “dupla-porta” de entrada, “selecionando beneficiários de planos de saúde privados para atendimento nos hospitais públicos, promovendo, assim, a institucionalização da atenção diferenciada com preferência na marcação e no agendamento de consultas, exames e internação e melhor conforto de hotelaria”.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou ainda não ter sido notificada sobre a decisão do Tribunal de Justiça. “Cabe ressaltar, entretanto, que não houve julgamento do mérito e, sim, de recurso interposto pelo Estado contra a liminar”, disse a secretaria na nota.

A justificativa para a implementação da reserva de percentual dos leitos públicos para usuários de planos de saúde é a necessidade de ressarcir as entidades sem fins lucrativos que gerenciam os hospitais estaduais quando prestam serviços a beneficiários de planos de saúde.

Segundo a secretaria, o atendimento é feito hoje em dia, mas não há como cobrar legalmente das operadoras, o que acaba onerando o caixa do SUS em cerca de R$ 500 milhões por ano. “Sem essa possibilidade de cobrança de ressarcimento, permanecerá o quadro de injusto e de indevido benefício às operadoras de planos de saúde, que recebem a mensalidade dos seus clientes, mas não têm nenhum desembolso quando eles são atendidos em hospitais públicos”, diz a nota.

A secretaria alega ainda que, pela regulamentação da lei, a reserva de leitos ou preferência aos pacientes de planos de saúde é proibida. “É errado, portanto, falar em 'venda de leitos', 'reserva de leitos' ou 'dupla-porta'. Isso não ocorrerá”.

7 comentários:

  1. O certo seria que os planos de saúde pagassem ao SUS por todo atendimento dos seus associados, inclusive em caso de acidentes e outras emergências!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mas infelizmente a premissa do sus é a equidade, não podemos discriminar ninguém pelo status social, raça, credo, enfim... precisamostornar o SUS forte o suficiente para que os convênios sejam obsoletos e desapareçam.

      Excluir
  2. seria absurdo se isso acontecesse, a saúde publica ja não ta muito boa, imagine sem o SUS!!!

    ResponderExcluir
  3. isso acontece, mas sempre por debaixo dos panos... já que ninguém consegue pagar mais de 5000reais por dia pra ficar numa UTI particular... é a triste realizade

    ResponderExcluir
  4. Infelizmenteestamos na contramão do SUS. Ao passarmos a administração às OSs, tiramos da maão do Estado o controle e os gastos. Vai ser questão de tempo até termos o SUS como um convênio médico privado, como ocorre em países da américa do norte... é triste, mas se não resgatarmos os concursos públicos, a privatização acontecerá de qq forma...

    ResponderExcluir
  5. O SUS é o melhor plano de saúde do mundo. Precisamos encontrar mecanismos que o fortaleçam e outros que implimam mais responsabilidades aos planos de saúde, pois pagamos preços absurdos e não temos a assistência devida.

    ResponderExcluir
  6. A lógica dos modelos econômicos capitalistas é fazer do povo um mero pagador de impostos. E todo o dinheiro arrecadado deve ser transferido para a elite empresarial através das privatizaçōes da saúde, educação, transporte e tudo o mais. Simples assim.
    Mudar essa lógica é o grande desafio! Não há interesse em fortalecer as políticas públicas de saúde. O SUS é fantástico. E pelo que temos visto, em muito pouco tempo não mais assistirá o povo brasileiro. Teremos a vergonha de conviver com a Saúde para ricos e Saúde para pobres...

    ResponderExcluir