quarta-feira, 5 de março de 2014

Divulgando: São Paulo/SP - II Encontro da COSS: "A Privatização das políticas Públicas e o Controle Social"



Convidamos as/os assistentes sociais à participarem do II Encontro da Comissão de Seguridade – Coss que ocorrerá no dia 08/03/2014, das 08h30 às 19h30 no Instituto Dom Bosco - Praça Coronel Fernando Prestes, 233 - Bom Retiro – São Paulo - SP. 

Este II Encontro tem como objetivo refletir sobre as privatizações das políticas públicas e a influência deste processo no cotidiano de trabalho do assistente social.

O cenário atual destaca a focalização das ações do Estado através de políticas compensatórias de combate a pobreza, com a privatização e mercantilização dos serviços sociais, retirando os direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores. Tornando o Estado mínimo para os trabalhadores e máximo para o capital. O saldo é um Estado cada vez mais defensor dos interesses políticos e econômicos dominantes e menos dos trabalhadores.

A consequência deste processo se reflete na atuação de um Estado repressor que defende os interesses privados em detrimento do público, como por exemplo, o apoio e os investimentos para os megaeventos. Este mesmo que criminaliza a pobreza e os movimentos sociais de luta através de ações higienistas e conservadoras, que se expressam na internação compulsória, na negação ao direito a cidade, nas ações na “cracolândia”, na judicialização da pobreza, entre outras.

Diante desta conjuntura convidamos os Assistentes Sociais para debater este processo e construirmos agendas de luta para enfrentamento destas ações.

Programação do II Encontro da COSS – 08 de Março de 2014

8 horas - Credenciamento e Café 
9 horas – Abertura 
9h10 – Análise de Conjuntura: “A Privatização das políticas Públicas e o Controle Social”. Rita de Cássia – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência Social - Sinsprev 
11 horas – Debate 
12 horas – Intervalo para Almoço 
13h30 – Retorno dos Trabalhos em Oficinas

Oficinas:

1 - Assistência Social - Rosalina Santa Cruz – PUC/SP / Coordenação: Raoni – Numas-Cress-SP

2 - Saúde – Valéria Correia – UFAL – Coordenação: Vinicius Boim – Cress-SP

3 - Habitação – Maria Elena Elpidio – UFES – Coordenação: Cress-SP

4- Educação – Erson Martins Apeoesp - Eliana Canteiro - UNESP / Coordenação: Greyce – Cofi/Cress

5 - Previdência e Trabalho – à confirmar – Coordenação: Cress-SP

14h30 - Debate 
15h30 – Definição de propostas para construção do Manifesto: Porque somos contra as privatizações nas políticas públicas? 
17h30 - Mesa de Encerramento 
19h30 – Encerramento 


Local: Instituto Dom Bosco - Praça Coronel Fernando Prestes, 233 - Bom Retiro – São Paulo - SP 

Participe!

Comissão de Seguridade Social do Cress-SP

*Retirado do CRESS-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário