domingo, 9 de outubro de 2016

Conheça a nova edição do Cadernos de Saúde da DENEM


Chega ao público mais um ótimo material elaborado pelas e pelos integrantes da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina - DENEM. É a nova edição da série Cadernos de Saúde, com o tema: Crise Econômica e Saúde no Brasil: onde estamos e para onde vamos?

Confira o texto de apresentação da material:

A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) foi fundada em 1986, e constitui a entidade representativa máximo dos estudantes de medicina no Brasil. Historicamente, a DENEM teve um papel importante no processo de redemocratização do país e na defesa de um sistema de saúde 100% público, universal, gratuito e de qualidade. Nossa luta se dá no dia-a-dia dos Centros e Diretórios Acadêmicos, espalhados de norte a sul do país. Além disso, ao longo do ano temos diversos encontros regionais e nacionais, nos quais temos espaços de reflexão conjunta, organizamos atos, e todos os estudantes podem deliberar os posicionamentos da DENEM.

A Coordenação de Políticas de Saúde da DENEM (CPS) tem a função de aprofundar estudos sobre esse tema dentro da Executiva. Buscamos construir um Movimento Estudantil que se proponha não só a compreender a realidade, mas também que a transforme. Nesse sentido, de forma conjunta com as Coordenações Regionais e os Centros e Diretórios Acadêmicos, a CPS busca trazer algumas reflexões sobre o processo da organização da saúde no Brasil, culminando na leitura da nossa atual conjuntura. Para tanto, frequentemente nos valemos de análises comparadas com outros contextos e momentos históricos.

É nesse caldo que publicamos este caderno de textos, trazendo alguns debates sobre os efeitos da crise econômica na saúde. Vivemos uma conjuntura complicada no Brasil, que nos impõe muitos desafios. O debate que aqui trazemos é apoiado nas deliberações adotadas pelos estudantes no ECEM 2016 - Fortaleza, e é fruto de reflexões a partir de outras realidades na América Latina e no resto do mundo que sofreram com crises econômicas e políticas de austeridade ao longo dos últimos anos.

Precisamos avançar e nos unir em defesa dos direitos do povo brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário