domingo, 6 de novembro de 2016

Fórum RS realiza Plenária de Debate da PEC 241


O Fórum em Defesa do SUS do Rio Grande do Sul realiza a Plenária de Debate e Articulação "A PEC 241 e o Desmonte do SUS - Momento de Resistência".


Clique em cima da imagem para ampliar


O que? Plenária de Debate e Articulação "A PEC 241 e o Desmonte do SUS - Momento de Resistência"

Quando? 16 de Novembro de 2016, quarta-feira, as 18h00


Campus Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Avenida Paulo Gama, 110, bairro Farroupilha, Porto Alegre/RS. Clique aqui para ver mapa

Confira o texto de apresentação do evento:

A PEC 241 E O DESMONTE DO SUS: MOMENTO DE RESISTÊNCIA

Todos já ouvimos falar sobre a PEC 241. De um lado o governo, com o apoio da mídia golpista, insiste em manipular o real impacto da PEC, trazendo o discurso, já surrado, sobre a crise econômica e excesso de “gastos” com as políticas públicas, ou seja, justificando a necessidade dessa alteração na Constituição para recuperação da estabilidade econômica. Do outro lado, o esforço das organizações, entidades e movimentos sociais, com apoio da mídia alternativa, em denunciar e resistir pelo desmonte dos serviços públicos, e consequentemente o desmonte do SUS, através da PEC 241.

Ao contrário do que os golpistas tentam difundir, a crise econômica faz parte desse sistema, do modelo econômico capitalista, é inevitável que de período em período passemos por ela. Para isso serve essa PEC, para manter o lucro e poder da burguesia, onde se limitará os custos com os serviços públicos, ao mesmo tempo em que manterá o financiamento do capital, com isenções e incentivos fiscais, garantindo também o pagamento da interminável dívida externa. A medida se torna mais grave ainda, ao passo que será uma mudança na Constituição Federal, permitindo estabelecer um teto nos investimentos na Saúde, Educação, na Previdência Social e demais políticas e serviços públicos, roubando do povo que produz a riqueza do nosso país e desconsiderando as reais necessidades da população. O SUS também é alvo desse subfinanciamento e precarização.

Não podemos deixar de situar que sabemos que os processos de precarização e privatização por dentro do SUS são históricos, desde sua aprovação. Basta vermos a atuação e inserção no SUS do setor privado, como a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH (o HCPA em Porto Alegre é precursor deste modelo), Organizações Sociais, Fundações (como o IMESF), Parcerias Público-Privadas (como o Hospital da Restinga) e Filantropia. Mas hoje o ataque ao SUS e aos direitos da classe trabalhadora avançam com maior velocidade e impacto, com retrocessos carregados de conservadorismo e repressão aos que lutam e medidas que vão retirar direitos básicos dos trabalhadores. Por isso, precisamos seguir lutando contra qualquer forma de privatização, e dada a situação mais grave, unificar e fortalecer nossa capacidade de enfrentamento e luta. Estamos à beira do desmonte total dos nossos direitos e serviços públicos, conquistados a duras penas.

A prioridade dos governos nunca foi a classe trabalhadora, mas agora o que temos são os representantes golpistas, mais entreguistas e fiéis a aliança com os grandes empresários e banqueiros, com as associações e instituições internacionais que dominam e partilham o poder e riquezas do mundo. O Fórum em Defesa do SUS do Rio Grande do Sul reafirma a necessidade conscientizar e unir forças para resistirmos a tamanho ataque.

É HORA DE UNIFICAR FORÇAS E RESISTIR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário