domingo, 9 de setembro de 2012

Em desfile do Dia da Independência, manifestantes protestam contra condições da Saúde no RN



Publicação: 07 de Setembro de 2012 às 12:07



A Saúde Pública do Rio Grande do Norte foi alvo principal de protestos na manhã desta sexta-feira (07/09/2012), durante o desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Manifestantes ligados a diversas entidades sindicais que representam trabalhadores da área cobraram a melhoria das condições e serviços públicos. Houve tumulto.


Impedidos de passar por determinadas áreas limitadas pelo Exército, os manifestantes gritaram palavras de ordem e precisaram ser contidos pelos membros da Polícia do Exército. Os militares mantiveram o isolamento e, de acordo com informações preliminares, não houve feridos durante a ação.

Com faixas, cartazes e alto-falantes, os manifestantes cobram, entre outras coisas, as melhorias de condições de trabalho nos hospitais públicos e o reconhecimento da categoria.

*Retirado do Tribuna do Norte

Comentário da companheira Vania Machado, do Sintest/RN:

A caminhada contou com um conteúdo político apropriado porque denunciou o "caos" na saúde pública, ao mesmo tempo que aglutinou forças políticas num mesmo ideal e materializou a democracia operária durante as falas dos dirigentes e ativistas sindicais. 


Outro ponto positivo foi a estética da marcha, com uma monocromia que remeteu aos profissionais da saúde (o branco) e com bandeiras verdes, além das faixas alusivas ao movimento. Também foram bastantes interessantes a animação com palavras de ordem em defesa da saúde pública e o chamado à população para participar da caminhada.

A firmeza dos participantes da marcha foi outro elemento relevante, porque não houve receio de enfrentar de perto a polícia do Exército e a Polícia Militar nas barreiras formadas pelos repressores; mesmo assim, não houve nenhum problema e ninguém se machucou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário