domingo, 27 de janeiro de 2013

A Aldeia Maracanã é nossa!


Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 27/01/2013


Vitória para a luta dos indígenas. No dia 26 de janeiro, o Tribunal de Justiça do Rio concedeu uma liminar da Defensoria Pública do Rio de Janeiro que impede a demolição da Aldeia Maracanã (veja aqui), localizada no Museu do Índio na Zona Norte do Rio. A medida cautelar de urgência pode ser recorrida.

O prédio construído em 1862 é alvo de uma batalha jurídica entre o governo do Rio e cerca de 23 famílias de seis etnias indígenas que ocupam o imóvel desde 2006 e reivindicam a criação de um centro cultural. A demolição do prédio serviria para a criação de um estacionamento e um centro comercial, como parte das obras do Estádio Maracanã e entorno para a Copa 2014. Vale lembrar que o Estádio está sendo privatizado pelo governo Cabral, passando a ser administrado pelo grupo de Eike Batista.

Hoje no museu os indígenas realizam atividades educativas e culturais. O espaço também foi sede do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), órgão que deu origem à Funai. "É uma vitória parcial. Nós entendemos que, se hoje a liminar impede a demolição, não há motivo para desocupação do prédio", afirmou Newton. O desrespeito à luta da Aldeia passou inclusive por declarações do próprio Cabral desqualificando a ocupação.

O processo pode ser acompanhado neste link

Seguiremos na luta junto à Aldeia Maracanã para impedir mais esse descaso com a luta e a história indígena!



Para saber mais:

https://www.facebook.com/aldeia.maracana.3?fref=ts
http://aldeiamaracanarj.wix.com/aldeia-maracana#!noticias/c1yzj


*Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 27/01/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário