domingo, 28 de abril de 2013

Veja como foi: Informes das principais atividades do Comitê de Combate às Privatizações de Goiás - março e abril de 2013

Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 28/04/2013

Ato no Dia Mundial da Saúde 

O Comitê de Combate às Privatizações de Goiás realizou Ato Público em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A manifestação enfatizou ser contra a privatização do Sistema de Saúde Pública de Goiás e aconteceu em frente à unidade privatizada Hospital de Urgências de Goiás (HUGO). 

Estiveram presentes o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Mauro Rubem (PT-GO), que apoia a iniciativa do Comitê de Combate às Privatizações de Goiás e faz parte da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, a presidente do SindSaúde, a presidente do Cress-GO, representantes do Conlutas, Psol e militantes de outras entidades. 

Foram entregues panfletos e realizado um corpo a corpo com trabalhadores e usuários da unidade. Faixas falavam sobre a defesa de uma saúde totalmente pública. Palavras de ordem e falas sobre as mazelas advindas com a privatização fizeram parte do movimento, assim como o assédio moral, a não realização de concursos públicos e a falta do controle social.

Plebiscito Nacional contra a EBSERH no Hospital das Clínicas 

A Presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Goiás (CRESS-GO), Junia Rios Campelo, participou no dia 03 de abril da mobilização e Plebiscito contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e de denúncia da Privatização dos Hospitais Universitários. Este Plebiscito está sendo realizado em todo o Brasil, dos dias 02 a 15 de abril, nas universidades e hospitais universitários. Tem como Mote: "Diga não a EBSERH!". 

Estiveram presentes acadêmicos dos cursos de Medicina, Direito, Nutrição, Psicologia e Enfermagem, bem como profissionais e técnicos que atuam na Saúde e no Hospital das Clínicas de Goiânia. O evento atraiu a atenção dos usuários do SUS em atendimento no Hospital de Clínicas (HC) e de pessoas que transitavam pelas ruas próximas. Participaram também do evento o Sintifes-GO, o Deputado Mauro Rubem, professores e trabalhadores da unidade de saúde. 

A Assistente Social Célia Regina Marcelino foi muito atuante na mobilização. Um grupo de alunos e militantes fizeram uma passeata dentro da unidade, fazendo um jogral e cantando jingles contra a privatização do HC, num momento muito concorrido e festejado pelos trabalhadores. 

Está previsto um debate, para próximo dia 16/04, com os Reitores da UFG, IFG e IF Goiano, sobre os objetivos da Medida Provisória e as discussões acontecidas no âmbito do Congresso Nacional. É importante unirmos os esforços para combater a privatização dos Hospitais Universitários (HUs), como também toda a privatização no Sistema Único de Saúde (SUS). 

O Assédio Moral e a violação dos direitos em Goiás

O mandato do Deputado Estadual Mauro Rubem, o Comitê de Combate às Privatizações de Goiás e o SindSaúde realizaram um debate na Assembléia Legislativa de Goiás sobre "Assédio Moral", que contou com a presença do vereador de Campinas Angelo Barreto, da vice presidente do CRESSGO e do Deputado Estadual Mauro Rubem na mesa. A presidente do Cress-GO, Junia Rios, o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES) Venerando Lemes, a presidente do SindSaúde, Fátima Veloso e outros representantes de entidades e militantes se fizeram presentes. 

O debate focou as questões de Assédio Moral e a violação dos direitos em Goiás relativos ao campo dos trabalhadores da Saúde do estado nas unidades privatizadas. A discussão foi significativa e qualificada, apontando perspectivas para potencializar a discussão e fortalecer a luta contra as Organizações Sociais (OSs) e a política privatista do governo de Goiás, evidenciando que os trabalhadores vivem em franca opressão nos seus espaços de trabalho. 

A Prof. Dra. Walderez L. Miguel, representando a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, fez uma brilhante explanação sobre a situação dos trabalhadores da saúde aprofundando a discussão utilizando citações de Gramsci e Marx. 

O vereador Angelo Barreto relatou a luta em Campinas e o deputado Mauro Rubem falou sobre as violações de direitos na relação das OSs e da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES) com os trabalhadores.

Reunião Nacional pela "Revogação das OSs"

Aconteceu reunião do Comitê de Combate às Privatizações de Goiás com presença de representantes de sindicatos da área da saúde dos estados de Alagoas, Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e de Goiás, na sede do SindSaúde-GO, no dia 09 de março. 

O mote da mobilização foi a “Revogação das OSs” e reuniu também representantes de entidades como Conselhos de Saúde, Sindicato da Educação de Goiás, conselheiros da saúde, direção do SindSaúde de Goiás, trabalhadores e militantes. Presentes os representantes da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, Junia Rios Campelo, presidente do Cress-GO; Marcelo Silveira, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Anápolis; deputado estadual Mauro Rubem; vereador Angelo Barreto, de Campinas (SP); e a presidente do SinteGO, Helena Milva

Os encaminhamentos foram no sentido da unificação da luta em Goiás para o fortalecimento e abaixo-assinado contra as OSs, a ser entregue para a presidente Dilma e de organização da mobilização para um ato no Dia Mundial da Saúde. 

*Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 28/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário