sábado, 10 de agosto de 2019

A realidade da na atenção primária no Brasil foi a temática de atividade autogestionada na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

"A realidade da na atenção primária no Brasil foi a temática da atividade autogestionada “Desafios da Atenção Primária à saúde no âmbito do SUS em uma conjuntura de desmonte de direitos: a universalidade está garantida?”, realizada na segunda (5/08) durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8). O encontro reuniu profissionais e pesquisadores da área da saúde pública de todo o país, onde foram abordados os cenários atual e futuro da atenção primária no SUS.

A pesquisadora da Fundação Oscar Cruz (Fiocruz) e membro da da Câmara Técnica de Atenção Básica do Conselho Nacional de Saúde (CTAB/CNS), Mariana Nogueira, detalhou os desafios a serem enfrentados por quem faz e precisa dos serviços públicos de saúde.

“O SUS foi construído com muita luta dos trabalhadores, e não se resume a mera legislação, mas é uma construção conjunta de movimentos, partidos, sindicatos, ou seja, processos históricos imbuídos de atender às necessidades populares. Este cenário de ameaça que vivenciamos hoje se relaciona com as concessões feitas diretamente para o setor empresarial e a iniciativa privada. É fundamental resgatar essa memória de luta do SUS”, disse ela."

Via SUS Conecta


Nenhum comentário:

Postar um comentário