domingo, 9 de setembro de 2012

Centenas de pessoas ocupam hospital abandonado na zona sul


Publicado em 08/09/2012 às 07h24

Grupo alega que Kassab não cumpriu promessa de reformar o espaço

Do R7, com Agência Record


Grupo pede explicação do prefeito Kassab, que prometeu duas unidades
hospitalares e 50 serviços odontológicos (Foto: Gabriela Biló/Futura Press/AE)

Um grupo de cerca de 250 moradores de São Paulo e ativistas do Fórum Popular de Saúde de São Paulo ocupou um prédio abandonado na Rua Frederico René de Jaegher, em Capela do Socorro, zona sul de São Paulo. 

O prédio deveria ter sido reformado para a instalação de um hospital. De acordo com os ativistas, o prefeito Gilberto Kassab prometeu, em 2008, dar andamento nas obras. O grupo composto por estudantes, profissionais da saúde e pessoas ligadas a movimentos sociais entraram no prédio por volta da meia-noite deste sábado (8). 


Os manifestantes reivindicam a presença do prefeito para inaugurar a pedra fundamental do futuro hospital. Segundo o grupo, o término das obras foi prometido para até o final do mandato de Kassab, que se encerra em dezembro deste ano. 

Além disto, os moradores pedem explicações sobre outras duas unidades hospitalares e sobre os 50 serviços odontológicos prometidos por Kassab. Os manifestantes também se dizem contrários à entrega dos serviços de saúde da cidade para as Organizações Sociais de Saúde, empresas privadas responsáveis pela gestão dos serviços públicos do município, e pedem a realização de concurso público para as unidades de atenção básica à saúde do município. 

O prédio ocupado já foi um hospital e uma escola, mas está abandonado há pelo menos 14 anos. Possui infiltrações nas paredes, janelas com vidros quebrados e entulhos. Logo após o início da ocupação, o grupo se organizou para organizar o espaço. 

A região da Capela do Socorro é uma das mais carentes em equipamentos de saúde na cidade de São Paulo. Os hospitais e unidades básicas de saúde mais próximo ficam no distrito do Grajaú, que fica a cerca de 6 quilômetros.

*Retirado do R7
**Via clipping de notícias da DENEM


Nenhum comentário:

Postar um comentário