domingo, 9 de setembro de 2012

Reunião de criação do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública será no dia 11/09, na Adufes


Postado por admin em seg, 03/09/2012 - 12:10 | Atualizado em ter, 04/09/2012 - 13:11.

Na terça-feira (11), será realizado o primeiro encontro para criação do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública.

->>11 de Setembro de 2012 - 18h00
       Vitória/ES: Primeira reunião para criação do Fórum
        Capixaba em Defesa da Saúde Pública
        Onde? Av. Fernando Ferrari, 845, Campus Universitário,
                    Goiabeiras, Vitória - Espírito Santo

A reunião acontecerá às 18 horas, na sede da Adufes, em Goiabeiras - Vitória. A criação do Fórum é uma deliberação da plenária do Seminário O Futuro do Hucam em Debate realizado na Ufes, no início do mês de agosto.

O Fórum será um espaço para a realização de ações de enfrentamento ao processo de privatização da saúde pública em nosso estado e, em especial do Hospital Universitário, o Hucam. Além disso, uma entidade de lutas pela defesa dos direitos sociais e contra a precarização das condições de trabalho dos servidores.

A entidade capixaba em defesa da saúde pública será formada com o apoio de trabalhadores da saúde, movimentos sociais, sindicatos, conselheiros, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e estudantes.

A luta pela garantia da saúde pública, gratuita e de qualidade e a Ebserh. Desde os anos 1990, os hospitais universitários brasileiros, dentre eles o Hucam-Ufes, vem enfrentando uma série de problemas, o principal deles diz respeito à falta de concurso público para contratação, pelo MEC, de recursos humanos, gerando um forte terceirização do quadro de pessoal.


A solução proposta pelo governo federal para minimizar o problema foi a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), uma empresa estatal de direito privado, a quem serão destinados recursos para realização da gestão dos hospitais universitários e para contratação de pessoal.

Conselho Universitário da Ufes aprova adesão do Hucam à Ebserh. A Ufes já iniciou os contatos com a empresa para realização de diagnóstico da situação do Hucam, dando passos na formalização do contrato desta importante instituição do Sistema Único de Saúde no Espírito Santo com uma empresa de caráter privado. Infelizmente, esse processo vem se realizando sem qualquer debate com a comunidade universitária, com a sociedade capixaba e com os usuários do hospital.

Segue abaixo um conjunto de documentos acerca da criação da Ebserh e a luta em defesa da saúde pública.



*Retirado da ADUFES


Nenhum comentário:

Postar um comentário