domingo, 30 de setembro de 2012

Sob protestos, Conselho Gestor aprova EBSERH no HUJM


Por Mariana Freitas, da Assessoria de Imprensa da Adufmat-S.Sind.

Mesmo com a forte pressão contrária dos estudantes, o Conselho Gestão do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) decidiu na tarde desta quinta-feira, 27, aprovar a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Foram 11 votos a favor e dois contra, com duas abstenções. A decisão ainda não é definitiva. É uma indicação que terá que ser ratificada pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT.


Professores, técnicos e estudantes continuarão a mobilização para tentar barrar a adesão à EBSERH na UFMT, a exemplo das Universidades Federais do Paraná (UFPR) e de Santa Maria (UFSM). Contudo, de acordo com os membros do Conselho Gestor a aprovação pelo Consuni é quase certa, visto que o Governo Federal anunciou que cortará os recursos repassados aos Hospitais Universitários (HUs) que não aceitarem a empresa, do mesmo modo que fez na época da aprovação do REUNI (Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

“O governo não dá autonomia para o gestor do Hospital resolver os problemas pontuais, mas dará a empresa a autonomia para decidir sobre os assuntos sem necessariamente debater com os profissionais e alunos envolvidos no cotidiano do HUJM”, afirma Ana Bernadete, coordenadora do SINTUF-MT.

Na última sexta-feira (21/09/2012) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFMT (Sintuf-MT) realizou o plebiscito na unidade de saúde. Ao todo foram 564 votantes, desses 450 votaram contra a implantação da empresa, 113 se declararam a favor e houve um voto em branco. Puderam participar do plebiscito técnicos-administrativos, docentes, acadêmicos, servidores cedidos e pacientes.

A luta dos técnicos-administrativos é para que o HUJM se mantenha 100% público e vinculado à UFMT para realizar suas funções de ensino, pesquisa e extensão e atender ao SUS. A preocupação também é com o ensino, já que a meta é a produtividade. “Os estudantes hoje têm tempo para chegar a um diagnóstico preciso. E com a busca pelo aumento da produtividade terão que fazer tudo mais rápido. Nosso medo é pensar como serão os futuros profissionais formados aqui”, explica a coordenadora do Sintuf-MT.

Para Reinaldo Mota, da Faculdade de Medicina da UFMT, a EBSERH se compara às OSs (Organizações Sociais) do governo do estado, que têm transformado a qualidade já precária dos serviços públicos de saúde em um caos absoluto. O professor acredita que o principal temor é que o HUJM perca o foco no ensino, pesquisa e extensão e que a unidade deixe de realizar determinados procedimentos visando o lucro. 

HUJM

O HUJM, que hoje conta com 972 servidores e possui 137 leitos, terá 250 leitos ao todo quando o novo prédio for concluído. A obra está orçada em 120 milhões de reais. O novo Hospital será construído no futuro Campus II da UFMT, localizado no Km 12 da Rodovia Palmiro Paes de Barros, que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger. A meta é concluir a estrutura até 2014.

*Retirado da ADUFMAT-SSind
**O texto foi enviado pela própria autora (Mariana Freitas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário