quarta-feira, 27 de março de 2013

Divulgando: Não perca! Grande Ato do Dia Mundial da Saúde do Fórum de Saúde RJ - 09/04/2013


Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 27/03/2013


Situando

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. A data foi instituída em 1948 pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é uma divisão da ONU (Organização das Nações Unidas).

No Brasil, faz muitos anos que a data foi adotada e virou símbolo da luta por melhorias do sistema de Saúde, mesmo antes da criação do Sistema Único de Saúde - SUS. É um dia de manifestações, passeatas, reuniões, seminários, debates, etc., que acontecem do norte ao sul do país, em torno da luta e de temas por um sistema de Saúde de qualidade e que atenda aos interesses da população.

Nesse ano de 2013, a data cairá num dia de domingo. Haverá locais do país nos quais serão realizadas atividades no domingo mesmo. Porém, muitas organizações optaram por planejar atividades para algum dia útil da semana, pois as ruas e outros espaços públicos são mais cheios, proporcionando melhor mobilização e divulgação das lutas.


O Fórum de Saúde do Rio de Janeiro definiu suas atividades para o dia 09 de abril, que será uma terça-feira.

Confira a chamada do Fórum RJ:

No dia 09 de abril realizaremos um grande ato em defesa de nossa saúde. De forma alegre e descontraída, com teatro, música e muito mais, vamos mostrar a todos que a saúde que queremos não é esta que nos tem sido oferecida.

Nossos hospitais estão sendo fechados, não temos atendimento, o serviço público está sendo totalmente sucateado e, enquanto isso, o setor privado lucra. O governo, ao invés de investir o dinheiro de nossos impostos no Sistema Único de Saúde (SUS), num atendimento de qualidade para a população, está entregando nossa saúde para empresários via Organizações Sociais (OSs), Fundações Privadas, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e planos privados de saúde.

Fica a pergunta: se o governo tem tanto dinheiro para investir no setor privado, porque não investe no SUS 100% público, gratuito, estatal e de qualidade? Se é o empresariado que vai tomar conta de nossa saúde, o que ele vai levar em conta? A melhoria do atendimento, ou o lucro? 

Venha celebrar conosco o Dia Mundial da Saúde!

Fórum de Saúde do Rio de Janeiro


Compareça, você será muito bem-vindo(a)! 

E, na medida do possível, ajude a divulgar!

Se você quiser ver e baixar o cartaz em .jpg, clique aqui1

Para o cartaz em .pdf, clique aqui2

Para o mosquitinho de divulgação, clique aqui3

Se você é usuário do Facebook, não deixe de ver a página das atividades do Dia Mundial da Saúde 2013 do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro:



Nenhum comentário:

Postar um comentário