segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pressão da comunidade universitária faz COUN rejeitar EBSERH na UFPR


Notícia do Sindistest/PR:


Pressão da comunidade universitária faz COUN rejeitar Ebserh

Publicado em 30/08/2012 por Sinditest


A pressão da comunidade acadêmica deu resultado. O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou resolução em que rejeita entregar à Ebserh a administração do Hospital de Clínicas.

A reunião do Conselho Universitário ocorreu na manhã desta quinta-feira, 30 de agosto de 2012, na Reitoria da universidade. A decisão foi unânime e por aclamação.

A rejeição da Ebserh era uma das reivindicações que os alunos, servidores técnicos administrativos e docentes da UFPR apresentaram à Reitoria na greve deste ano. É uma luta de toda comunidade acadêmica.



Mas é certeza de todos que a resistência à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares não acabou. O governo federal criou a Ebserh para administrar os hospitais universitários de todo o país. Vai usar de todos os mecanismos para impor o modelo privado de administração também ao HC da UFPR.

Se isto acontecer, o HC não será mais da UFPR. A universidade perde autonomia no gerenciamento deste hospital-escola, que passa a ser preparado para privatização.

Por tudo isto, vamos manter a luta em defesa do HC 100% público e vinculado à Universidade Federal do Paraná, para realizar suas funções de ensino, pesquisa e extensão e atender ao SUS.



Notícia da Gazeta do Povo:


UFPR decide não "terceirizar" administração do Hospital de Clínicas


Conselho Universitário aprova recomendação contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para comandar o hospital universitário

30/08/2012 | 11:47 | DA REDAÇÃO


O Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou, na manhã desta quinta-feira (30/08/2012), resolução contrária à implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR). De acordo com o reitor da instituição, Zaki Akel Sobrinho, a universidade invocou a própria autonomia para tomar a decisão.

A adesão à Ebserh vem dividindo opiniões em universidades do Brasil desde abril, quando o governo apresentou a ideia. Com a vinculação à empresa, as universidades abrem mão da administração dos hospitais universitários, e a gestão desses espaços fica por conta da empresa. A contratação dos funcionários passa a ser feita por meio de processos seletivos simplificados (nos dois primeiros anos) e concurso público, a partir desse prazo, segundo o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“Fizemos uma análise detalhada da proposta e resolvemos não aceitar. A adesão total para nós não é interessante porque fere a autonomia da universidade. E essa apreciação não é apenas nossa, até hoje apenas 10 das 43 universidades federais aderiram à empresa, o que mostra que é preciso escolher outro cenário para resolver os problemas dos hospitais universitários”, afirmou Akel Sobrinho. “Resolvemos trazer esse assunto para a pauta do Conselho Universitário porque era um assunto que já estava gerando insegurança entre os servidores”, completou.

Para o governo, a EBSERH seria uma forma de acabar com os problemas de verbas e contratação de pessoal que comprometem o funcionamento dos hospitais. Na visão do reitor, no entanto, a Empresa não resolve as questões, principalmente o segundo problema. No HC-UFPR, segundo o reitor, cerca de 100 leitos estão fechados por falta de pessoal e seriam necessários aproximadamente 600 novos funcionários para recompor o quadro, o que não seria possível com a adoção da EBSERH. “Rejeitada a Ebserh, vamos buscar, com lideranças do governo e com o MEC, outras formas de resolver isso”, afirmou.



*Retirado do Sinditest/PR e da Gazeta do Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário