quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Golpe na UFRN aprova a EBSERH em menos de um minuto


Publicado em Quinta, 20 Dezembro 2012 18:46



UFRN aplica golpe em reunião do Consuni e aprova Ebserh em apenas 48 segundos

Escrito por Livia Cavalcanti

Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 03/01/2013


O SINTEST/RN vem por meio deste comunicado denunciar a todos o golpe aplicado hoje à tarde (20/12/2012) pela reitoria da UFRN, que culminou com a votação e aprovação da adesão da universidade à Ebserh em apenas 48 segundos.

O relato dos fatos

Para acessar a sala dos colegiados, local da reunião, se fazia necessário credenciamento na parte inferior do prédio da reitoria, tornando demorado o processo de chegada na sala. Só passava pelo "corredor polonês" formado nas escadas por seguranças quem tivesse um "crachá". Fato como este nunca ocorreu em nenhuma reunião de Conselho Universitário na história da UFRN.

Esta informação, inclusive, foi ocultada dos conselheiros contrários à adesão, tendo domínio da mesma todos os conselheiros ligados à Administração Central.


Com isso, muito antes das 14h todos os conselheiros pró-Ebserh se organizaram na sala e todo o "cenário" já estava montado. Em seguida, a reitora Ângela Paiva abriu a sessão, e em apenas 48 segundos colocou a adesão da Ebserh para votação, encerrando a sessão imediatamente em seguida.

Vale destacar que o horário praticado não foi o usual, já que todas as reuniões do Consuni, de praxe, iniciam às 14h30. Além disso, outro ponto de pauta previsto não foi tratado.

Para o SINTEST/RN tudo isso aconteceu com o objetivo de confundir e desmobilizar a categoria. A "discussão" esperada não aconteceu. Vale ressaltar que o próprio comunicado para a imprensa enviado pela UFRN entitulava "Consuni discute adesão da UFRN à Ebserh".

A diretoria do SINTEST/RN está reunida neste momento com representantes da Fasubra, do Conselho Nacional de Saúde e da base da Área da Saúde para traçar os próximos passos do movimento. Antes dessa reunião, vale destacar que parte da diretoria tentou falar com a reitora, mas o que encontrou foi a entrada do gabinete da mesma fechado com cadeados.

*Retirado do SintestRN
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 03/01/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário