segunda-feira, 12 de maio de 2014

Divulgando: 16/05/2014, Rio de Janeiro/RJ - Ato pelo Dia da Luta Antimanicomial


Companheiras e Companheiros antimanicomiais, 

O Núcleo Estadual do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, o Fórum de Saúde, a Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos e o Fórum Permanente de População Adulta em Situação de Rua convidam para Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no dia 16 de maio, a partir das 14h00, nos Arcos da Lapa.

Com o tema "Violência de Estado é que é doença: Carranos, Claudias, Amarildos, poetas e loucos, somos todos um pouco", vamos ocupar a cidade com loucura, alegria e militância. O ato é uma denúncia às violências de Estado que têm oprimido a todos nós e matado muitxs dxs nossxs companheirxs. E é através da música, da dança, da poesia e das artes que bradamos por uma sociedade sem manicômios

Estão confirmados os poetas Nilo Sergio, Marco Bahury, Pedro Rocha. E os grupos: Roda de Samba Mané Garrincha e Oficina 762, Loucura Suburbana, "Tá Pirando, Pirado, Pirou", "É dos Caretas que elas gostam mais", "Socorro, Maria Pirou", "Império Colonial", CAPSi Pequeno Hans, TV Pinel.

Durante o evento acontecerão oficinas de mosaico e cartaz, além da exposição de artistas e artesãos.

O cartaz de divulgação do ato e a carta-manifesto do Coletivo de Organização do Dia da Luta Antimanicomial seguem logo abaixo.

Esperamos todxs na sexta-feira!

Dia 18 de Maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial



O Movimento de Luta Antimanicomial pede passagem para se apresentar: somos usuários, familiares e trabalhadores da Saúde Mental e pessoas que de alguma forma afirmam uma Sociedade sem Manicômios.

Durante muitos anos a loucura foi aprisionada e calada em manicômios, instituições que representavam uma forma dura de violência de Estado. 

Nos últimos anos temos acompanhado uma série de avanços da Reforma Psiquiátrica Brasileira, como a implantação de novos serviços de Saúde Mental com outras lógicas de cuidado articuladas numa rede de atenção psicossocial interdisciplinar, assim como diversas iniciativas artístico-culturais que contribuem para o fim do estigma e preconceito da loucura. São vitórias de uma luta diária!

Apesar disso, neste 18 de Maio, vamos à ruas denunciar que a violência de Estado e a lógica manicomial ainda hoje aparecem igualmente opressoras, em novos formatos. 

Desde o ano passado, a cidade dos mega-eventos, com o único objetivo de higienização da cidade em prol de um suposto desenvolvimento econômico, tem atuado na contramão das políticas de Saúde e do direito à cidade. 

O Estado tem tratado exclusivamente de forma repressiva os cidadãos mais vulneráveis, através do recolhimento em massa de pessoas em situações de rua, internações compulsórias, desalojamento de centenas de famílias, destruição e descuido dos bens públicos, etc., o que configura uma violação sistemática dos direitos básicos à cidadania. 

É em resposta à essa violência de Estado que ainda encarcera e exclui, que neste 18 de Maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, dia de comemoração mas também de denúncia e luta, que gritamos juntos:

Violência de Estado é que é doença!
Carranos, Cláudias, Amarildos, poetas e loucos, somos todos um pouco!

Assinam este manifesto: 


Núcleo Estadual do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial (NEMLA-RJ)
Fórum de Saúde do Rio de Janeiro
Frente Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro
Fórum Permanente de População Adulta em Situação de Rua

*Enviado pelo Fórum de Saúde do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário