segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Fórum Nacional de Residentes em Saúde apoia os egressos da UNEB


O Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS) torna público uma situação grave que os egressos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) estão vivenciando, inseridos no atual contexto alarmante da realidade dos Programas de Residências em Saúde do país:

Dentre as inúmeras dificuldades encontradas pelos residentes, destacamos que o Programa de Residência da UNEB não disponibilizou corpo docente para orientação dos trabalhos de conclusão da residência e faltou complementação da carga horária teórica e diálogo para possíveis negociações com a finalidade de solucionar as pendências. No entanto, dois meses após o término do período de conclusão para a formação dos residentes, a coordenação do Programa solicita a entrega dos trabalhos, sem nenhuma justificativa pela ausência vivenciada durante a residência. Uma reunião emergencial entre as partes foi solicitada, mas até o momento sem sucesso.

Por não se tratar de uma situação isolada, atrelada a diversas outras denúncias ocorridas dentro dos Programas de Residências em âmbito nacional, queremos destacar a gravidade dessa problemática. 

Repudiamos: 

- A exigência de cumprimento de uma carga horária que é abusiva e lesiva à saúde de qualquer pessoa, ainda mais sendo as 60 horas semanais exclusivamente em serviço, como acontece em muitos Programas de Residência pelo país; 

- O assédio moral vivenciado pelos residentes nos seus locais de trabalho e nos Programas de Residências; 

- A falta de preceptoria em campo, assim como de tutores de campo e de núcleo; 

- A utilização de residentes para substituir trabalhadores dos serviços nos quais os residentes estão trabalhando, fazendo do residente um meio de força de trabalho barata; 

- A não emissão de certificação da conclusão da residência; a falta de direitos trabalhistas para os residentes, como no caso de acidentes de trabalho. Todas estas situações vivenciadas diariamente por inúmeros residentes espalhados pelo Brasil são repudiadas pelo Fórum Nacional de Residentes em Saúde!  

Visando buscar uma solução para essas situações destacadas, e em especial a que vem ocorrendo na UNEB, solicitamos discussões e reuniões emergenciais, com a participação dos atores envolvidos, com o devido fim. Assim como um espaço onde o amplo debate sobre a atual situação das residências em saúde no país seja garantido.

11 de Maio de 2014



*Enviado pelo Coletivo Baiano de Residentes em Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário