sábado, 2 de maio de 2020

Contra a flexibilização do isolamento social - Fórum Alagoano em Defesa do SUS e Contra a Privatização

Fórum Alagoano em Defesa do SUS e Contra a Privatização

Estudos indicam que devido à subnotificação, o Brasil pode ter até 15 vezes mais casos da Covid-19 do que os divulgados pelo Ministério da Saúde. Em Alagoas, essa realidade não é diferente, a subnotificação pela insuficiência de testes e o consequente não rastreamento dos infectados assintomáticos agrava a situação. O número de mortes pelo vírus também deve ser superior ao divulgado, visto que muitos resultados de testes têm saído após o óbito.

O colapso do sistema público de Alagoas poderá acontecer rapidamente, como já se observa no Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará e em outros estados, caso as medidas de isolamento social, com as devidas condições oferecidas pelo Estado, não forem colocadas em prática.

Consideramos que o isolamento social e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) devem continuar a ser observadas com o objetivo de retardar a intensificação das curvas de contágios e óbitos no estado. Recomendamos que as iniciativas de fiscalização devem ser mais sistemáticas e rígidas nos estabelecimentos comerciais não essenciais para que permaneçam fechados ao público; nos essenciais para que sigam regras de distanciamento social, de higienização e de uso de EPI; e nos pontos onde vêm sendo identificadas aglomerações.

É responsabilidade do Estado enfrentar a pandemia do Coronavírus e realizar todas as ações para prover o atendimento das necessidades da população para que cumpra as medidas de isolamento social recomendadas pela OMS. Por isto, consideramos importante que o Governo do Estado, a Prefeitura de Maceió e as demais Prefeituras ampliem as ações que proporcionam as condições para que a população de baixa renda possa permanecer em isolamento social.

#AlutaContinua #EmDefesaDoSUS #ContraPrivatização #SUS #Público #Estatal #DeQualidade #SaúdePública #FórumSUSAlagoas #Alagoas #Maceió #SaúdeNãoÉmercadoria #VidaAcimaDoLucro #VivaOsTrabalhaDoresdoSUS #DefesaDoSUSPublicoEstatal #RevogaEC95



Nenhum comentário:

Postar um comentário