quinta-feira, 7 de março de 2013

Manifesto de Repúdio à Proposta do Governo Federal de Subsidiar os Planos Privados de Saúde


A Frente Nacional contra a Privatização da Saúde repudia o conjunto de medidas que, segundo notícia veiculada na Folha de São Paulo em 27/02/2013, o Governo Federal prepara desde o início do ano e que amplia a trilha da privatização da saúde em curso, através da radicalização do favorecimento já amplo ao mercado de planos e seguros de saúde.

Na reportagem é relatado que a própria Presidenta, pessoalmente, vem negociando com grandes empresas que atuam no mercado de planos privados de saúde – a maioria controlada ou com grande participação do capital estrangeiro e grandes doadoras da campanha presidencial de Dilma Rousseff – um pacote de medidas que transferirão mais recursos públicos para suas já vultosas carteiras através de redução de impostos, novas linhas de financiamento e outros subsídios a expansão do seu mercado.

Tal proposta consistiria na prática em universalizar o acesso à saúde das pessoas através de planos e seguros privados, e não através de serviços públicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O preceito constitucional da saúde como direito é ferido mortalmente, ao ser substituído por uma abordagem da Saúde como mercadoria a ser mais amplamente consumida, especialmente para as chamadas classes C e D, para impulsionar o atual modelo de desenvolvimento.

Esta pode ser a formalização final para a instituição de um seguro saúde e criação de um Sistema Nacional de Saúde integrado com o setor privado, tendo como consequência acabar com o SUS ou torná-lo um sistema focalizado, consagrando o processo de universalização excludente que vem ocorrendo desde os anos 1990 com a saída dos trabalhadores melhores remunerados, que foram impulsionados à compra de serviços no mercado privado devido ao sucateamento do SUS. Esse movimento faz parte do mesmo processo de aprofundamento da subordinação do país ao grande capital financeiro, atrelado aos interesses do imperialismo. Contra fatos não há argumentos: há um crescimento no número de usuários de planos de saúde de 34,5 milhões, em 2000, para 47,8 milhões, em 2011, tendo o Brasil se tornado o 2º mercado mundial de seguros privados, perdendo apenas para os Estados Unidos da América.

A referida medida que beneficia os planos privados é anunciada poucos meses depois da venda de 90% da AMIL, maior operadora de planos privados de saúde do Brasil, para a empresa norte-americana United Health, e do anúncio do seu fundador, Edson Godoy Bueno (um dos maiores bilionários brasileiros) da meta destes planos atingirem 50% da população brasileira, ou seja, duplicar a sua cobertura para 100 milhões de brasileiros. A estratégia anunciada pela United Health para o Brasil é crescer entre o público de baixa renda.



Tal política não responde aos interesses da maioria da Nação: sistemas de saúde controlados pelo mercado são caros, deixam de fora idosos, pobres e doentes; são burocratizados e desumanizados, pois as pessoas são tratadas como mercadorias. Se o SUS hoje não responde aos anseios populares por uma saúde universal de qualidade, de acordo com a Constituição de 1988, não é pelas deficiências do modelo - há modelos de sistemas universais como Reino Unido e Cuba, amplamente bem considerados pela população e com indicadores de saúde melhores do que o sistema de mercado da nação mais rica do planeta, os EUA – mas porque os governos não alocam recursos suficientes, não cumprem a legislação e porque a democracia, expressa no controle da sociedade sobre o sistema de saúde, não é respeitada.

O que se constata é que o Estado está cada vez mais mínimo para o SUS e máximo para o mercado. A privatização desta vez não é de forma travestida de modernização da gestão, como no caso dos “novos” modelos de gerenciamento: Organizações Sociais (OSs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Fundações Estatais de Direito Privado (FEDPs), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Parcerias Público-Privada (PPPs). Ou mesmo na forma da complementariedade invertida, em que a rede privada, em vez de ser complementar à pública, tem absorvido 62% dos recursos públicos destinados aos procedimentos de alta e média complexidade, através de convênios e contratação de serviços da rede privada pelo SUS.


A atual inflexão, se confirmada, vaticina uma total derrota do Movimento da Reforma Sanitária, que na 8ª Conferência Nacional de Saúde (1986) defendia uma progressiva estatização do setor, pois o inverso é que se materializaria. Tornar-se-ia absoluta, e em níveis nunca antes vistos nesse país, a tendência da nossa história recente de alocar cada vez mais os fundos públicos para o setor privado da saúde, em detrimento da ampliação do setor público para a garantia do direito de todos à saúde e do dever do Estado de prestar serviços à população.

Por que o governo tem recursos para subsidiar o setor privado, mas alega não ter para ampliar a rede pública de saúde? 

Por que o governo não atende às demandas dos movimentos sociais, das Conferências Nacionais de Saúde e dos Conselhos de Saúde para destinar 10% da receita corrente bruta da União para a saúde pública? 

Por que a regulamentação da Emenda 29 não trouxe recursos novos para o SUS como estava previsto? 

Por que se aprofunda a precarização da força de trabalho na saúde e a terceirização dos serviços de saúde? 

Por que se mantém a DRU (Desvinculação das Receitas da União)? 

Porque há uma Lei de Responsabilidade Fiscal draconiana e nenhuma lei de responsabilidade sanitária ou social? 

Por que não se respeita o controle social (Participação da Comunidade no SUS)?

A Frente Nacional contra a Privatização da Saúde tem empreendido lutas contra todas as formas de privatização que vem ocorrendo após os anos 1990. Contra o desmonte do SUS público estatal e às medidas do atual governo de fortalecimento do setor privado de saúde, a Frente reafirma suas bandeiras:

- Defesa incondicional do SUS público, estatal, universal, de qualidade e sob comando direto do Estado

- Contra todas as formas de privatização da rede pública de serviços: OSs, OSCIPs, Fundações Estatais de Direito Privado, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; e Parcerias Público Privadas

- Contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), impedindo a terceirização dos Hospitais Universitários e de ensino federais

- Pela Inconstitucionalidade das Leis que criam as Organizações Sociais (OSs) e a EBSERH

- Defesa de investimento de recursos públicos no setor público

- Pela gestão e serviços públicos de qualidade

- Defesa de concursos públicos RJU (Regime Jurídico Único) e da carreira pública no Serviço Público

- Contra todas as formas de precarização do trabalho

- Pelo fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU)

- Exigência de 10% da receita corrente bruta da União para a saúde

- Defesa da implementação da Reforma Psiquiátrica com ampliação e fortalecimento da rede de atenção psicossocial. Contra as internações compulsórias e a privatização dos recursos destinados à saúde mental via ampliação das comunidades terapêuticas

- Pela efetivação do Controle Social Democrático

- Por uma sociedade justa, plena de vida, sem discriminação de gênero, etnia, raça, orientação sexual, sem divisão de classes sociais!


FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE
Março de 2013


6 comentários:

  1. TEMOS DENUNCIADO A REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO ACONTECENDO NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRANSPORTE ETC, É O GOVERNO PRIVATIZANDO O PAÍS. A EXEMPLO DOS PAÍSES EUROPEUS EM CRISE QUANDO O POVO ACORDAR O ESTADO SERÁ MÍNIMO.OS BANQUEIROS E O EMPRESARIADO ESTÁ RINDO À TOAS COM OS "INVESTIMENTOS" PARA A COPA, QUE DE INVESTIMENTO NÃO TEM NADA, O QUE TEM É O REPASSE DO DINHEIRO DO POVO PARA POUCOS ENQUANTO O POVO RI E CHORA COM O FUTEBOL O PAÍS ESTÁ INDO PARA O FUNDO DO POÇO. O BRIOCHE AQUI SÃO AS COPAS, AO INVÉS DE IR PARA ÀS RUAS BRIGAR POR SAÚDE E EDUCAÇÃO O POVO SE MOVIMENTO POR CIRCO.

    ResponderExcluir
  2. No quarto parágrafo, está repetindo "há um, há um, há um..." É bom corrigir. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Gáudio,
      Estamos muito gratos pela atenção.
      O equívoco foi corrigido!
      Abraços fraternos

      Excluir
  3. Aqui em Itaquera Zona Leste não tem nada que esta melhorando, Só ampliação de ruas em torno do estádio. O hospital Santa Marcelina esta com uma faixa enorme dizendo: o Atendimento do Pronto Socorro e o Atendimento Pronto Socorro pediátrico será realizado na Ama (Cachoeira da Ilha,71) fui no tal Ama Desequipado, pequeno, Sem ventilação com vários atendimentos de triagens e as verbas para onde estão indo? que modelo é esse? A Pessoa morre e a justificativa é chegou a hora Deus quis assim.

    ResponderExcluir
  4. A Falha de S. Paulo solta um boato e a esquerda cai queném patinho. Não existe esse plano da Dilma de subsidiar planos de saúde. Reparem que essa matéria saiu no dia 27 de fevereiro e sumiu da mídia. Foi uma mentira que a Folha plantou para desorientar o controle social. Obviamente que temos que ficar atentos para as manobras do governo, vejam o que o Padilha fez com a EC 29, fez um discurso na Conferência e outro no ouvido dos senadores. Mas essa foi uma mentira dos Frias. Pena que a esquerda não tem uma comunicação decente. Ficamos reféns do PIG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quantas vezes você quer ler a mesma notícia? Revelou uma vez agora basta esperar pelo resultado. O que você pretende é defender o PT como esquerda em detrimento da população, apartidária.

      Excluir