quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Debate na UFJF esclarece comunidade sobre a EBSERH


Data: 26 novembro , 2012

Por Thaís Lawall – Bolsista de Comunicação Social
Supervisionado por AscomHU


Aconteceu nesta segunda-feira, 26/11/2012, o penúltimo dos três debates que antecedem o plebiscito do próximo dia 03 de dezembro, em que a comunidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF votará pela pré-adesão ou não da Universidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O debate teve como expositoras a coordenadora da FASUBRA, Janine Vieira Teixeira, e a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sara Granemann.

Para o Diretor Geral Geral do Hospital Universitário (HU), Dimas Augusto Carvalho de Araújo, os debates assumem grande importância por serem democráticos e enriquecedores para este momento vivenciado pela comunidade do HU/UFJF.

Janine Vieira, em sua apresentação, elogiou a iniciativa do HU da UFJF: “Gostaria de parabenizar a Direção, pois o debate não está sendo democrático em todos os lugares do país”. Durante sua exposição, a Coordenadora da FASUBRA relembrou os passos do governo para criação da EBSERH desde o ano de 2004 e comentou questões como as repercussões da empresa na formação de profissional e no Sistema Único de Saúde (SUS); a relação da EBSERH com os trabalhadores no que diz respeito a admissões, demissões e jornada de trabalho e as terceirizações.

Já a professora da UFRJ, Sara Granemann, que desenvolve pesquisas sobre o Estado e as políticas sociais, concentrou sua exposição nas implicações econômicas da EBSERH. A Professora também destacou a necessidade e importância dos debates, uma vez que se fala do maior complexo hospitalar das Américas.

O evento foi encerrado com um bloco de perguntas feitas pelos presentes e respondidas pelas palestrantes. O debate contou com a presença de diretores e funcionários do HU, além de representantes da Associação dos Professores de Ensino Superior (Apes), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O último debate acontecerá na quinta-feira, dia 29 de novembro, das 09h00 as 11h00, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus da UFJF. Os debates têm como intuito esclarecer a comunidade sobre as implicações da pré-adesão ou não a EBSERH, e se discutir sobre a possibilidade de manutenção do HU como Hospital de Ensino, Pesquisa e Assistência, referência na macro-região, caso opte-se pela não adesão. Os debates buscam promover o voto consciente no plebiscito e foram sugeridos pela Comissão Eleitoral implantada no dia 02 de outubro. A comissão, formada por representantes dos professores, estudantes e técnicos administrativos em educação, tem como função organizar o plebiscito e manter transparência no processo.

Podem participar do plebiscito, no dia 03/12/2012, os professores que exerçam atividades no HU; estudantes regularmente matriculados no estágio obrigatório com carga horária na instituição; residentes e servidores técnicos administrativos em educação lotados no Hospital.

A votação acontece das 06h30 as 20h00, na entrada principal da unidade Santa Catarina (térreo) e das 07h00 as 17h00 na entrada de funcionários da unidade Dom Bosco.

A apuração dos resultados é pública e será realizada posteriormente ao encerramento da votação, no auditório Gilson Salomão. Os resultados obtidos na votação serão encaminhados no dia seguinte para o Conselho Diretor da Universidade.

*Retirado da UFJF
**Enviado por Romildo Bomfim


Nenhum comentário:

Postar um comentário