domingo, 24 de março de 2013

Veja como foi: Reunião do Comitê em Defesa do HU-UFJF com o Reitor - 22/03/2013


19/03/2013

Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 24/03/2013


O Comitê em Defesa do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), com membros das trẽs entidades representativas da UFJF (Apes, DCE e Sintufejuf) entre diversos outros professores, técnicos administrativos e estudantes esteve reunido agora pela manhã com o Reitor Henrique Duque.

O Reitor anunciou que vai seguir a sugestão do Comitê e convidar os deputados federais Júlio Delgado, Marcus Pestana e Margarida Salomão para uma reunião, com a  nossa participação. Os três deputados já foram acionados pelo Comitê e se propuseram a contribuir com a resolução da crise política do HU-UFJF.

A deputada Margarida está solicitando agenda com o Ministro da Educação Aloísio Mercadante pra cobrar uma solução para o impasse.

O deputado Marcus Pestana incluiu a questão do HU-UFJF na pauta da reunião que a Comissão de Seguridade e Saúde da Câmara dos Deputados terá com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha no dia 03 de abril.


O deputado Júlio Delgado encaminhou ao MEC (Ministério da Educação), ofício cobrando respostas sobre a liberação dos recursos bloqueados do hospital.

É preciso ficar claro que apenas quatro universidades assinaram até o momento contrato de gestão com a EBSERH, sendo que duas delas (UnB e UFTM) já sofrem questionamentos judiciais por parte do Ministério Público Federal.

Também é necessário dizer que a crise atual não é consequência da não adesão, mas da retaliação por parte do Governo Federal, à uma escolha democrática (plebiscito) que a comunidade acadêmica fez e tem embasamento legal e legítimo pra fazer.

A adesão à Ebserh é opcional e a UFJF definiu seu método de decisão quando o Conselho Diretor do HU organizou a consulta pública (plebiscito) nos mesmos moldes da eleição pra Direção do Hospital Universitário.

O que defendemos é que o Reitor respeite a decisão democrática e defenda o resultado do plebiscito na reunião do Conselho Superior que será agendada, segundo ele, após a reunião com os deputados federais.

Não vamos nos esquecer que as eleições democráticas e a existência de órgãos colegiados na UFJF são conquistas históricas dos movimentos organizados. Quem estão propondo passar por cima de um plebiscito com quase 1.000 (mil) participantes que disse um sonoro NÃO de mais de 80% ao modelo Ebserh - sugerindo um golpe em nossa democracia interna duramente conquistada.

O Reitor com sua autoridade política de quem foi eleito e reeleito pela comunidade acadêmica da UFJF (também por meio de consulta pública), precisa e tem a responsabilidade de liderar a resistência à tentativa de imposição por parte do Governo Federal da privatização do HU.

Se fizer isso, poderá contar com o Comitê em Defesa do HU! Se optar por ceder a chantagem e ignorar todas as consequências negativas já exaustivamente demonstradas de um contrato com esta empresa, não!

*Enviado pelo próprio Comitê em Defesa do HU-UFJF
**Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 24/03/2013


5 comentários:

  1. Sou aluno da ufjf. Estou preocupado e confuso com toda essa situacao. Qual a solucao proposta para manutencao do funcionamento pleno do hu (financiamento e contratacao de funcionarios)? Fui informado que as fundacoes de apoio aos hospitais universitarios serao extintas em outubro de 2013, com demissao de mais de 500 funcionarios ( que sao fundamentais ao funcionamento do hu). Tambem fui informado que existem duas maneiras de contratacao ( concursos ou via ebserh). Gostaria de saber se existem outras maneiras, pois nao existem editais de concursos publicos para suprir a demanda de funcionarios que serao demitidos. Outra situacao que me preocupa e o financiamento do hu. Me disseram que o mec continuaria repassando as verbas mesmo sem a adesao a ebserh, mas ele parou de enviar verbas no inicio de 2013. Me informaram que o envio de verbas , no momento, esta sendo realizada via ebserh. Isso e verdade? Foi noticiado que os r $ 700.000 mensais contratualizados com o sus, deixarao de ser repassados caso continue o nao cumprimento do contrato ( atendimento pleno). Esse risco e real?
    Por favor, me tirem essas duvidas. Estou realmente preocupado com a minha formacao e dos meus colegas.
    Boa tarde!

    ResponderExcluir
  2. A questão que o grupo de sindicalistas não entendem é que não ha no momento solução que mantenha o HU e em consequencia, as faculdades da área da saúde funcionado que não a EBSERH.
    Essa empresa é um orgão estatal criada inclusive no governo do ídolo deles, o presidente Lula.
    Não se trata de privatização da saúde. Como ja dito a EBSERH é estatal.
    Não há tempo hábil para fazer um concurso público nos moldes pré-EBSERH sem consequencias gravissimas e imediata aos pacientes e aos estudantes da UFJF.
    Dizem ser comite de defesa do HU. Interessante que em uma da reunião deles, um dos membros do dito comitê falou que duvidaria que o HU ficasse fechado por muitos anos e que valeria a pena pagar esse preço...isso é defesa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena dizer que a nova chapa do DCE se informou melhor e teme pelas consequencias da não adesão. É 100% a favor da ebserh

      Excluir
    2. Infelizmente vivemos em um Brasil onde grande parte dos concursados publicos não querem trabalhar.Fazem o serviço arrastado pq são concursados e teoricamente não serão demitidos."Pressa para que,se posso acabar o serviço amanhâ?Não serei demitido mesmo!"Acredito fielmente que grande parte dessa resistência dos que se dizem contra à adesão(EBSERH)está relacionada ao medo de, a partir de agora terem que cumprir horários e TRABALHAR.Que venha a EBSERH e estabeleça metas de trabalho a todos os seus servidores!!!

      Excluir
  3. Será realmente que essa Comissão de defesa do HU está interessada em defender os interesses da população carente que é assistida no Hospital ou defender seus próprios interesses.Vcs(da Comissão de defesa) são concursados federais,não vão perder o emprego,porêm vão ter que trabalhar,cumprir horário e metas estabelecidas pela Empresa(EBSERH).E se a EBSERH abrir concurso público para preenchimento de vagas para o hospital(o que é o mais correto e provavelmente o que irá acontecer caso contrário, com certeza a justiça irá intervir).Não vejo problema nisso.O importante é que o Hospital tenha verba para atender a população SUS e que seus funcionários trabalhem e cumpram metas e horários visando otimizar o funcionamento do Hospital trazendo como resultado benefícios ao pacientes.E por favor,esse papo de privatização,que o Hospital terá atendimento de Planos de saúde e particular...Vcs sabem que não será assim.Não iludam o povo.

    ResponderExcluir