terça-feira, 17 de setembro de 2013

Minerva envergonhada: "Pérolas" do CONSUNI-UFRJ

Por Márcio Amaral

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CONSUNI-UFRJ) tem, entre seus Conselheiros, algumas pessoas que parecem nunca ter ouvido falar na grande "Revolução dos costumes e cultural" ocorrida ao final dos anos 1960/70. É o que sugere a reportagem de algumas de suas frases em reuniões oficiais:

1- "Os estudantes precisam passar por um processo civilizatório!". Afrânio Kritski, vice-diretor da Faculdade de Medicina, repetindo a linguagem (e espírito) utilizada pelos escravagistas para justificar os absurdos cometidos na África e pela Igreja Católica para justificar a destruição das culturas dos povos da América.

2- "Na casa da minha avó entravam jornais integralistas, mas também os comunistas": de ................. representante da ....... tentando demonstrar como provinha de uma família muito aberta e de perfil democrático. Comentários ouvidos: "Foi criado com a avó!"; "Vai ver que era só para acender o forno a lenha!".

3- "Se alguém de fora chegasse aqui no CONSUNI, veria, nas bancadas, as pessoas comportadas, que só falam na sua hora e, do outro lado, os bagunceiros que gritam e esperneiam": Nelson Braga do CCMN. Comentários: há meninos que se comportam muito bem, achando que vão ganhar confetes. Na Alemanha de 1933, os meninos bem comportados foram dos primeiros a aderir. "Que inveja da alegria alheia!"

4- "Tem que ser que nem em São Paulo: os investimentos e os salários em Saúde dependem do ICMS": Walter Suemitsu, Decano do CT. Comentário: esquece-se de que a Saúde é um tipo de investimento em pessoas (origem e razão de ser das sociedades) e de que dele não se deve esperar retorno. Aliás, "Saúde não é mercadoria".

5- "Estou lendo aqui: 'DA ECONOMIA NÃO ABRO MÃO' (...)": Mauro Dória CCMN, cometendo um ato falho (revelador, como todos) quando tentava ler o bordão: "DA AUTONOMIA, NÃO ABRO MÃO (...)". Comentários: Talvez estivesse inspirado no mesmo espírito que levou seu amigo à citação do ICMS. Da Economia ele também não abre mão. Um psicanalista mais afoito diria que ele vota EBSERH somente por conta da "ECONOMIA" que a Reitoria vai fazer. Já as pessoas, sua Saúde e a AUTONOMIA, como não podem ser reduzidas a números...

6- "Tem que assinar logo esse contrato com a COMPANHIA... quer dizer... EMPRESA": do mesmo, cometendo mais um gritante e revelador ato falho. Comentário: NENHUM DE NÓS QUER ESSA MÁ COMPANHIA! "Diga-me com quem andas (...)" (e com quem assinas contratos).

7- "Não podem (...) essas manifestações da PLATEIA!": Eleonora Ziller, Diretora da Faculdade de Letras. Comentário: esquecendo-se de que ali não há PLATEIA, pois todos são envolvidos diretamente com o problema. A sala do CONSUNI não é "casa de show" ou teatro. Quando muito poderia haver um paralelo com o CORO GREGO, que, diga-se de passagem, manifestava-se muito, mas sem interferir diretamente na ação. Era esperado esse conhecimento e um pouco mais de respeito ao papel daqueles que carregam o mundo nas costas e à sala do CONSUNI. MINERVA não está ali por acaso.

8- "Não concordo com uma palavra sequer do que o senhor está dizendo, mas vou lutar até a morte para garantir o seu direito de dizê-las!": Roberto Medronho, diretor da Faculdade de Medicina, citando VOLTAIRE em uma das reuniões. Algumas reuniões após, foi o primeiro a levantar o braço para impedir um colega de falar. Voltaire que voltasse logo para o túmulo e deixasse de atrapalhar o bom andamento dos trabalhos.

9- "Querem ver só? Quem aqui é Flamengo...e Vasco?!": Afrânio... Aquele mesmo... Como um animador de auditório (e provocando a assistência com insistência), tentando demonstrar que os debates eram inúteis, pois ninguém ouviria mesmo os argumentos dos outros. Comentários: tudo isso em uma casa que busca inspiração na Grécia. Mas... como ele gostaria de que fosse egípcia! Estaria agora sentado ao pé de um Faraó, do qual seria um bom escriba.

Enquanto isso, a pobre MINERVA, coitada, corava colada na parede e sem poder tapar os ouvidos. Talvez pensasse, quem sabe: "Onde foi que eu errei?!".

NOTA: caso algum dos autores citados não reconheça suas palavras nessas citações, basta comunicar que faremos as alterações. Posso ter errado em uma ou outra palavra, mas o ESPÍRITO.... parece-me haver muitas testemunhas e vídeos para confirmar que fui fiel.

*Enviado diretamente pelo autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário