domingo, 22 de setembro de 2013

Relatório aponta irregularidades nos contratos estaduais com OSs da Saúde em São Paulo

18/09/2013
Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 22/09/2013

Atrasos na entrega de documentos, dados confusos e incompletos, falta de transparência e, pior: remuneração por serviços não prestados e compra de medicamentos com preços acima da tabela
Por Cida de Oliveira, da RBA 

Doze dos 23 hospitais geridos por OSs em São Paulo
registram rombo financeiro em suas prestações de contas

São Paulo – Repasse de recursos por serviços que não foram prestados, verbas para custeio de medicamentos com preços acima dos informados nas bolsas eletrônicas de compras e falta de conselho gestor para fiscalizar e aprovar as contas envolvendo as Organizações Sociais (OSs) contratadas pelo Governo do Estado de São Paulo. Essas são as principais irregularidades apontadas por parlamentares que analisaram documentos entregues por essas entidades e os compararam a dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e informações do Portal da Transparência, entre outras fontes. Os dados se referem ao segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012.

De acordo com o deputado Gerson Bittencourt (PT), que integrou a comissão de análise das OSs, as constatações são ao mesmo tempo reveladoras e dolorosas, uma vez que 12 dos 23 hospitais geridos por essas entidades no estado registram rombo financeiro em suas prestações de contas.

E o que é "mais deprimente", segundo suas palavras: o rombo só pode ser verificado entre aquelas que prestam conta. “A maioria delas apresenta relatórios sem informações detalhadas de fornecedores, número de funcionários e valores dos salários”, disse. 

Em 2012, conforme Bittencourt, as unidades administradas pelo próprio estado receberam recursos da ordem de R$ 5,1 bilhões e as OSs, de R$ 4,6 bilhões. Chama a atenção, diz o deputado, que entre 2008 e 2012, os recursos repassados àquelas entidades aumentaram 268%. “Isso mostra a opção do governo estadual em terceirizar os serviços públicos e passar para a população uma imagem de que as OSs são a melhor alternativa para a Saúde."

Para o parlamentar, a análise da documentação que a comissão conseguiu juntar demonstra que há pelo menos cinco pontos preocupantes nessa parceria entre estado e essas organizações. Pela lei, a Secretaria Estadual de Saúde deveria apresentar relatórios a cada trimestre. No entanto, as prestações de contas não obedecem o prazo e muitas vezes chegam a cada quadrimestre, ou mesmo semestre.

"Além disso, os textos entregues são confusos, incompletos. Uma clara demonstração de tentar dificultar a análise dos dados e o controle, já que o governo tem todas as condições de entregar um relatório bem feito, uniforme, com informações detalhadas e claras. E falta ainda transparência, o que nos obriga a buscar informações complementares em outras fontes", disse.

Outro aspecto grave, de acordo com Bittencourt, é que os documentos indicam que o governo remunera integralmente as OSs mesmo quando não atingem plenamente as metas de atendimento estabelecidas (saiba mais sobre isso clicando aqui). Além disso, os documentos indicam que a gestão Alckmin paga por materiais e medicamentos adquiridos a preços bem acima do cotado na bolsa eletrônica de compras.

"Embora os dados obtidos não permitam que eu diga se tratar de superfaturamento, há desequilíbrio entre os valores orçados, previstos, repassados e gastos, com ausência total de justificativas. E para completar, falta um conselho gestor para acompanhar as contas, o que o governo reiteradamente busca impedir, inclusive com ação na Justiça".

O relatório parlamentar, que foi aprovado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, teve cópias encaminhadas para o Ministério Público Estadual e para o Conselho Estadual de Saúde.

*Retirado do Rede Brasil Atual
***Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 22/09/2013


3 comentários:

  1. em itaquaquecetuba SP dizem que o prefeito quer entregar o HOSPITAL MUNICIPAL na mão destas tais OSS

    ResponderExcluir
  2. aonde tem ÚM ÚNICO CENTAVINHO PÚBLICO mesclado e ou não com qualquer DINHEIRO PARTICULAR-etc-ali tudo mas tudo mesmo deveriam devem ser TRANSPARENCIA MODERNIZAÇÃO ONLIN INTERNET AOVIVOEÁCORES-etc-se não tiver isto pode ir e investigar que ali tem SIM algum tipo de DESVIO-ETC-pois tem até mesmo no tal BANCO DO VATICANO o qual quem manda e desmanda é a SANTA IMACULADA IGREJA CATÓLICA APÓSTOLICA ROMANA VATICANO-etc-

    ResponderExcluir
  3. pois tem até mesmo no tal BANCO DO VATICANO o qual quem manda e desmanda é a SANTA IMACULADA IGREJA CATÓLICA APÓSTOLICA ROMANA VATICANO-etc-imagine então nas suas outras MILHÕES de RAMIFICAÇÕES MUNDO AFORA-etc-como estas que dizem serem FILANTROPIAS???ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS???OSS???ONG's???-etc-pois em outrubo 2013 teve um LIDER RELIGIOSO CATÓLICO suspeitou de várias falcatruas-etc-lá na ALEMANHA-etc-

    ResponderExcluir