terça-feira, 20 de novembro de 2012

Vitória parcial contra a EBSERH na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul




Votação acerca da EBSERH na UFMS foi prorrogada para 2013

Em 19/11/2012 ocorreu reunião o Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), reunião na qual estava prevista a votação de aprovação ou não aprovação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para o Hospital Universitário.

Um grupo de cerca de 30 estudantes iniciou a reunião manifestando-se, deitando-se no chão do recinto da reunião e empunhando diversos cartazes e materiais contrários à EBSERH. A sala ficou tomada com a manifestação.  

Diante de tanta pressão, a Reitora se viu obrigada a adiantar a pauta, que inicialmente seria apenas a oitava a entrar na reunião.

Logo após a leitura do processo pelo relator da pauta, já havia alguns conselheiros inscritos para a discussão.

Como o movimento que se opõe a EBSERH diagnosticou anteriormente, se a pauta entrasse para votação de fato, dificilmente a posição contrária seria vencedora. Então, a tática planejada era de tentar  forçar o adiamento da votação. 

Quando os conselheiros inscritos começaram as suas falas, algo de muito inusitado aconteceu: eles mesmos, antes do próprio movimento, propuseram a mudança do dia de votação e um estudo para que a pauta e as posições em torno dela fossem melhor esclarecidas. Afinal, é uma pauta muito importante para ser decidida com pouca instrução e informação.

No fim de tudo, depois de uma hora e meia de debate sobre o adiamento, votou-se, e a proposta de adiamento saiu vencedora! A votação foi transferida para a reunião do COUN de 28 de março de 2013.  Deliberou-se também que a Reitoria da UFMS, em conjunto do Diretório Central dos Estudantes (DCE), organizará um seminário para debater a EBSERH.


Nenhum comentário:

Postar um comentário