terça-feira, 26 de março de 2013

Na Espanha, a "Maré Branca" em defesa da Saúde não para - Isso que é luta!


17/03/2013

Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 26/03/2013


Madri: "Maré Branca" contra a privatização da saúde

Fonte: dosdemayo.tomalosbarrios.net
Protesto realizado neste domingo na capital de Espanha foi realizado por trabalhadores de hospitais públicos, que não concordam com o projeto do governo local, do partido conservador PP, de privatizar os serviços de Saúde na cidade. Ao grupo, juntaram-se trabalhadores do setor da educação e indignados do 15M.

Por Esquerda.net

Milhares de pessoas manifestaram-se neste domingo (17 de março de 2013) no centro de Madri, convocadas pela "Mesa en Defensa de la Sanidad Pública", para protestar contra o anúncio do conselheiro de saúde do governo da comunidade madrilenha, Javier Fernández-Lasquetty, do PP, de que dentro de duas semanas comunicará as condições de privatização de serviços em alguns hospitais da cidade.

Ao meio-dia, duas colunas de trabalhadores dos hospitais públicos de Madri confluíram na Praça Cibeles e marcharam conjuntamente para a Puerta del Sol. Segundo o "Público", da Espanha, os manifestantes contestaram o Conselheiro de Saúde da comunidade madrilena, dizendo que vão perguntar a Lasquetty "quanto vai ganhar por vender a nossa saúde".


A secretária da central sindical "Comisiones Obreras" (CCOO) da Federação da Saúde de Madri, Rosa Cuadrado, disse à agência EFE que o protesto expressa a recusa dos trabalhadores e dos sindicatos à agressão do governo regional à saúde pública e aos seus planos de privatização de seis hospitais e 27 centros de saúde. 

A responsável da federação da saúde da UGT, Carmen Medranda, e o representante da CSIF (Central sindical independente e de funcionários), Fernando Hontangas, pronunciaram-se no mesmo sentido. Hontangas anunciou que vai propor à "Mesa en Defensa de la Sanidad Pública" a convocação de uma greve.

Um grupo da "maré verde" da Educação e de indignados do 15M juntou-se à "Maré Branca" com faixas contra o desmantelamento da saúde pública e acompanhados musicalmente por dois violinistas. No final, na Puerta del Sol, foi lido um manifesto dos trabalhadores da Saúde sobre "as verdades e as mentiras da privatização".

*Retirado da Carta Maior
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 26/03/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário