segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Tem dó... Universidade Federal de Sergipe assina parceria para gestão do Hospital Universitário

Quinta, 17 de Outubro de 2013
Por Assessoria de Comunicação Social

Fonte: ADUFRJ
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) assinou na tarde desta quinta-feira, 17 de outubro de 2013, contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para parceria na administração do Hospital Universitário vinculado àquela instituição. A celebração do contrato aconteceu após a decisão, por parte da universidade, pela adesão à Ebserh. A partir da assinatura será iniciada a implantação de um plano de reestruturação do hospital, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa.

O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Se for identificada a necessidade de contratação de profissionais serão realizados concursos públicos e processos seletivos. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal.

Para o reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli, o momento é importante para a instituição, que reforça a sua identidade nacional e passa a fazer parte de um plano de ação do Estado brasileiro, em conjunto à Ebserh. "Com a Ebserh, se constrói um padrão de ação onde não temos dúvida nenhuma que vai ser muito mais eficiente no que diz respeito à busca de indicadores, às ações de Saúde e aos encaminhamentos dessa área. Esse é um passo importante para que possamos qualificar o ensino e a pesquisa na área da Saúde nas universidades federais. É um ganho muito grande para os alunos, os pesquisadores, os professores e a sociedade. Essa é uma ação bastante significativa", comemorou o reitor.

De acordo com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, a importância da parceria entre a empresa e os hospitais universitários, como o da UFS, é resolver a origem dos problemas de todas as unidades: a falta de pessoal. "Na medida em que não houve a contratação de pessoal, e a instituição se comprometeu a contratar de forma precarizada, isso causou uma drenagem de recursos e custeio, levando a deterioração dos hospitais... A Ebserh veio para resolver isso", apontou o presidente.

Os Hospitais Universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à Saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), criado em 2010.

Conheça o hospital

 O HU é um hospital escola vinculado à Universidade Federal de Sergipe desde 1984, que presta assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade, sendo referência no Sistema Único de Saúde. Voltado aos programas de assistência e inclusão social por meio de parcerias com órgãos públicos, desenvolve atividades de natureza preventiva e extensiva, através de programas nacionais de saúde e educação oferecidos à população sergipana. Atualmente o HU possui 123 leitos, realiza mais de 10 mil consultas ambulatoriais e 200 cirurgias por mês em diversas especialidades.

*Retirado do EBSERH

Nenhum comentário:

Postar um comentário