terça-feira, 2 de outubro de 2012

Faleceu ontem o grandioso Eric Hobsbawm


As esquerdas comunista e socialista, ou seja, todas as pessoas de espírito e prática revolucionários, perderam ontem, 1º de outubro de 2012, um de seus maiores pensadores. Aos 95 anos, faleceu Eric Hobsbawm.

Fonte: www.primeitoconceito.com.br
Dono de uma obra monumental, Hobsbawm não foi apenas um historiador e historiógrafo que nunca largou mão do método da dialética materialista-histórica de K. Marx e F. Engels. Ele foi autor de artigos e livros que foram verdadeiros marcos da historiografia da classe trabalhadora e de suas lutas. Muitas formas novas de como pensar a história dos trabalhadores e das revoluções, tiveram o pioneirismo de Eric Hobsbawm. E, acima de tudo, intelectual comprometido com a Revolução. 

Queremos aqui, com o atraso de um dia, marcar esta data de falecimento. Com pesar sim, mas antes de mais nada, celebrando! Celebrando toda a memória e legado que o grande sujeito nos deixou. Um dos grandes representantes do pensamento e da memória dos vencidos, dos oprimidos, dos "de baixo", dos mais fracos, dos explorados pelas classes dominantes, mas que, juntando forças, em determinados momentos históricos, fazem do impossível, possível.

Fica registrada a nossa celebração. Para complementar essa humilde nota, segue abaixo um artigo, que sintetiza muito bem, em poucas linhas, não tanto a biografia de Eric Hobsbawm, mas a importância da obra dele.

Terça, 02 de outubro de 2012

O século de Hobsbawm

"Pensar é saber estabelecer relações e, se é inegável que certas construções da historiografia marxista demonstram-se infrutíferas e demasiado genéricas, há de se reconhecer que a rejeição em bloco dessa tradição teve forte impacto negativo na nossa capacidade de pensar a história", escreve Vladimir Safatle, professor de Filosofia, ao comentar a morte de Eric Hobsbawm, em artigo publicado no jornalFolha de S. Paulo, 02-10-2012.

Eis o artigo.

Morreu ontem Eric Hobsbawm, um dos mais influentes historiadores do século XX. Sua influência veio não apenas de um trabalho seguro e rigoroso de pesquisa historiográfica que privilegiava movimentos sociais dos séculos XIX e XX. Na verdade, em uma época como a nossa, que parece abraçar de maneira entusiasmada a crítica das chamadas "metanarrativas" com suas visões de processos globais e movimentos teleológicos, Hobsbawm destoava por ser um dos poucos que não se contentavam em afundar-se na micro-história.

Sem medo de procurar processos nos quais rupturas socioeconômicas e produção de novas ideias de cunho universalista se entrelaçam, Hobsbawm soube, como poucos, mostrar como a história da modernidade ocidental sempre foi a história das revoluções.

Fiel à filosofia da história de cunho hegeliano herdada pela tradição marxista, ele escreveu quatro livros clássicos ("A Era das Revoluções", "A Era do Capital", "A Era dos Impérios" e "Era dos Extremos") a fim de mostrar como as exigências igualitárias de liberdade enunciadas pelos setores populares da Revolução Francesa moldarão o curso da história como uma voz que sempre volta. Tal voz da igualdade será o fator de inquietude de uma história que será, cada vez mais, realmente mundial.

Adorno dizia que a fixação positivista nos "fatos" escondia, muitas vezes, a simples incapacidade de enxergar estruturas. Pensar é saber estabelecer relações e, se é inegável que certas construções da historiografia marxista demonstram-se infrutíferas e demasiado genéricas, há de se reconhecer que a rejeição em bloco dessa tradição teve forte impacto negativo na nossa capacidade de pensar a história.

Mas isso nunca impediu Hobsbawm de imergir nos detalhes e encontrar, por exemplo, na voz de Billie Holiday as marcas do sofrimento social dos esquecidos do sonho americano (conforme o livro "História Social do Jazz") ou nas desventuras do bandido Jesse James algo de fundamental a respeito dos descaminhos de nosso ideal de liberdade e das debilidades do poder (conforme o livro "Bandidos").Hobsbawm sabia ler tais "fatos isolados" como sintomas sociais.

Alguns, como o historiador britânico Tony Judt, insistiam que Hobsbawm não teria capacidade de compreender as ilusões que moldaram o século XX, em especial o comunismo. Talvez seja o caso de dizer que a compreensão da história como simples crítica das ilusões corre o risco de perder de vista o essencial: de onde vem a força que faz com que indivíduos consigam ir além de seus próprios interesses imediatos? O que talvez explique porque quis o destino que o último livro de Hobsbawm se chamasse exatamente "Como Mudar o Mundo".

*Retirado do IHU Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário