segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Apresentando o Fórum em Defesa do SUS de Campina Grande/PB


Segue abaixo um texto de apresentação do recém-criado Fórum em Defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) de Campina Grande, município do estado da Paraíba, esta região tão lutadora e guerreira do nosso país.

O Fórum, desde os ensaios de sua criação, já estava integrado a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, o que nos torna muito felizes. Saudamos as companheiras e os companheiros pela iniciativa, e desejamos vida longa a organização! Que não faltem energias para os imprescindíveis trabalhos de base e construção das lutas. Para, a partir do recorte dos serviços públicos e políticas públicas de Saúde no Brasil, buscar o acúmulo de forças da classe trabalhadora na concretização de seus anseios revolucionários rumo ao socialismo.


Fórum em Defesa do SUS - Campina Grande



O Fórum em defesa do SUS-Campina Grande é constituído por sindicatos, movimentos sociais, partidos, grupos de pesquisa, diretórios centrais de estudantes, centros acadêmicos e demais entidades, que tem como objetivo unificar as lutas e articular ações em defesa do Sistema Único de Saúde, da saúde como direito de todos(as) e dever do Estado e contra a mercantilização e privatização da saúde. Para isto, são realizadas ações de articulação política, comunicação e mobilização. Suas reuniões e atividades são abertas à comunidade em geral, sobretudo a trabalhadores(as) e usuários(a) do SUS.

O Fórum é constitutivo da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. A bandeira principal, no contexto que se apresenta, é a defesa do Sistema Único de Saúde integralmente público, gratuito, estatal, sob controle social de trabalhadores e usuários e em conformidade com o projeto da reforma sanitária construído nos anos 1980. Em decorrência, o Fórum se opõe a todo e qualquer modelo de gestão privatizante para a saúde: Organizações Sociais (OSs); Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs); Fundações Estatais de Direito Privado (FEDPs); Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Saúde é direito, não é mercadoria!


O Fórum pratica o auto-financiamento, com contribuição das entidades e movimentos que o constituem, compreendendo a autonomia financeira como parte da autonomia política. As ações realizadas em nome do Fórum são decididas coletivamente em suas reuniões e, caso seja necessário, podem ser criadas comissões para executar as tarefas de articulação política, financeira, de comunicação, etc.

Como o processo de privatização da saúde e os ataques ao SUS são vinculados com outras políticas de desmonte dos direitos sociais empreendidas pelos governos federal, estadual e municipal, o Fórum pode abarcar bandeiras mais amplas, a partir do debate realizado coletivamente em suas reuniões.

Constituem o Fórum as seguintes entidades:

Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG); Centro Acadêmico de Ciências Sociais-UFCG; Centro Acadêmico de Psicologia-UFCG; Centro Acadêmico de Enfermagem-UFCG; Centro de Ação Cultural (CENTRAC); Conselho Regional de Serviço Social – delegacia seccional 3ª região (CRESS); Corrente Proletária Estudantil/POR; Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFCG); Fórum Popular de Saúde-CG; Núcleo de Pesquisa e e Práticas Sociais (NUPEPS-UEPB); Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário