terça-feira, 20 de agosto de 2013

Quente! Defensoria Pública da União pedirá a prisão dos secretários municipal e estadual de Saúde do Rio de Janeiro

16/08/2013

Segundo defensor público, os secretários Hans Dohmann e Sérgio Côrtes descumpriram ordem da Justiça. Vistoria no Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, aponta diversas irregularidades na unidade16 de agosto de 2013 13:09:03 Atualizado em 16 de agosto de 2013 
Por Evelyn Moraes

Hospital Federal do Bonsucesso (RJ)
O defensor público da União, Daniel Macedo, disse nesta sexta-feira, 16 de agosto de 2013, em entrevista à Rádio Globo, que vai pedir a prisão do secretário municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, Hans Dohmann, do secretário estadual Sérgio Côrtes e do diretor do Hospital Federal de Bonsucesso, Flávio Adolpho Silveira, por descumprimento de uma ordem judicial. Ela determinava a remoção dos pacientes da emergência para outras unidades no ano passado. Documentos do Ministério da Saúde mostram que no primeiro semestre deste ano de 2013 o hospital pediu a transferência de 2011 pacientes, mas só 182 foram de fato levados para outras unidades, o que representa apenas 9% do total. Para o defensor, houve uma violação dos direitos humanos. 

Para além da análise do pedido de prisão por descumprimento da ordem judicial dos secretários municipal e estadual, eu também vou solicitar a do gestor do hospital, que está vinculado ao Ministro da Saúde. O Ministro da Saúde tem ciência deste descaso. Esta é só a ponta do iceberg. Existe um desabastecimento de insumos e medicamentos generalizado nas seis unidades federais [do Estado do Rio]. Para você ter uma ideia, eu fiz uma vistoria no Hospital do Andaraí há duas semanas e pude verificar que o esgoto do vaso de cima [do andar de cima] cai ao lado do paciente da enfermaria. A população fluminense está agonizando. Se ninguém fizer nada, as pessoas vão morrer e vão a óbito de uma hora para outra. 

Durante vistoria realizada pela Defensoria em 15 de agosto no Hospital Federal de Bonsucesso, foram encontrados pacientes amontoados em um contêiner que era para funcionar provisoriamente, mas que atende a população já faz dois anos. As obras, que eram para começar em fevereiro deste ano, estão paradas e, segundo o Ministério da Saúde, só serão retomadas no primeiro semestre de 2014. A Defensoria Pública vai pedir também a imposição de uma multa diária no valor de R$ 100 mil para União, estado e município.

*Retirado da Rádio Globo (acesse para ouvir a matéria completa em áudio)

Um comentário:

  1. É lamentável e inaceitável a situação da calamidade pública que a saúde pública se encontra em nosso país. Mas é importante lembrar que falta também uma melhor participação do povo nas discussões e nas elaborações de propostas que determinem o fim do caos. Os conselhos de saúde é um espaço que pode ser usado pra discutir e deliberar ações que pode mudar o rumo de diversas situações, e não podemos esquecer que o SUS é nosso e então o que precisamos é cada vez mais nos fortalecermos.

    ResponderExcluir