sexta-feira, 5 de julho de 2013

Na luta contra as OSs, servidores do AE Jardim Peri-Peri (SP) deram o exemplo e realizaram paralisação

Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 05/07/2013

O Ambulatório de Especialidades Jardim Peri-Peri, localizado na cidade de São Paulo (SP), é administrado pela Organização Social (OS) Fundação Faculdade de Medicina da USP desde outubro de 2011. Desde então os servidores municipais lotados nesta unidade se encontram na mesma situação de milhares de servidores que trabalham sob a administração dessas organizações: assédio moral, falta de isonomia salarial, etc. Além disso, veem os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) serem constantemente atacados pelos interesses da OS que, burocraticamente, aumenta o número de consultas de triagem sem se preocupar com o atendimento humanitário e de qualidade que deveria ser prestado à população. 

As OSs não produziram qualquer melhoria na qualidade do atendimento à população. Produziram apenas números para serem utilizados nas campanhas eleitorais e esconder a situação de calamidade da Saúde Pública.

Essas organizações, que formalmente não possuem fins lucrativos, recebem dinheiro da Prefeitura e apresentam como contrapartida o maior número de atendimentos. Como toda empresa privada, trabalham em função do lucro, e não das necessidades da população.A Prefeitura, por sua vez, deve parar de dar dinheiro para entidades privadas e investir diretamente na Saúde Pública, nos servidores e no atendimento à população. 

Diante disso, os servidores reunidos em assembleia decidiram paralisar os serviços no dia 04 de julho de 2013 para exigir que o AE Peri-Peri seja entregue novamente à administração direta. Aprovaram também uma Carta de Intenção na qual indicam que, caso essa exigência não seja acatada, assinarão o Termo de Opção escolhendo não mais permanecer no quadro de servidores do ambulatório. Na data da paralisação também está marcada uma passeata que contará com apoio da população usuária, sindicatos e representantes de movimentos sociais.


O exemplo desses servidores deve ser apoiado e repetido por todas as Unidades de Saúde da Prefeitura de São Paulo não apenas pela demonstração de solidariedade à luta dos companheiros, mas também, porque estamos num momento oportuno para iniciarmos uma grande mobilização em defesa da Saúde Pública e dos direitos dos trabalhadores. É possível derrotar as OSs! 

Pelo fim da privatização da saúde!

Pela valorização dos servidores públicos municipais! Reposição das perdas salariais dos servidores da saúde! 


*Retirado do PCO
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 05/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário