terça-feira, 2 de julho de 2013

Viva! Saiu a revista Radis de Julho/2013

Publicada em 01/07/2013
Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 02/07/2013

Revista 'Radis' do mês de julho já está disponível on-line

Acessibilidade é o tema da reportagem de capa da revista Radis do mês de julho, nº 130. O editorial da publicação, disponível on-line, ressalta que todo o mundo é diferente e pode apresentar deficiências em algum momento. A reportagem constata, segundo o IBGE, a existência no Brasil de 45 milhões de pessoas que declaram ter alguma deficiência. Essa edição traz ainda a reportagem sobre a medicina integrativa do SUS e suas práticas complementares e uma entrevista com o professor emérito da Fiocruz, ex-diretor da ENSP e atual pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa, Luiz Fernando Ferreira.

Todos devem caber na sociedade inclusiva é o título da reportagem que questiona quem cabe no ‘todos’ do SUS. A matéria aborda questões sobre Atendimento integral, igualdade da assistência à Saúde, o Programa Viver sem Limite, formulado pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu marco civilizatório, entre muitas outras visões e perspectivas do tema. O texto conta com a colaboração de diversos pesquisadores e especialistas da área. Por exemplo, a jornalista Claudia Werneck aponta que a acessibilidade não beneficia apenas as pessoas com deficiência: segundo ela, “Ainda é tratada equivocadamente como tema de interesse de grupos vulneráveis, sem que se perceba que nós somos resultado de um sistema e tamanha desigualdade e discriminação destrói o bem-estar desse sistema”.

A entrevista que Luiz Fernando Ferreira concedeu à Radis contou com a colaboração do também pesquisador da ENSP e seu fiel escudeiro – assim chamado por Luiz Fernando -, Adauto Araújo e falou sobre a trajetória do pesquisador e sua paixão pela ciência. Sobre as contribuições da Paleoparasitologia à saúde pública, Luiz Fernando apontou que “Ela recebe contribuições de várias áreas, mas retribui com conhecimentos sobre a evolução das doenças e dos parasitas. Hoje, estamos discutindo Doença de Chagas, sobre como evoluíram os tripanossomas, quem foram os primeiros hospedeiros, quando estes se diversificaram. Você pode compreender a filogenia dos parasitas para melhor combater as doenças. Você também pode estudar migrações, hábitos alimentares... É um mundo de possibilidades”

Outras medicinas no SUS é tema de uma reportagem que fala sobre essas práticas integrativas e complementares, ou ‘alternativas’ – como se costuma chamar – que contam com política específica do Ministério da Saúde e ampliam as possibilidades de cuidado do Sistema Único de Saúde. No texto é ressaltado que a acupuntura, a homeopatia, o tratamento com plantas medicinais (fitoterapia) e diversos outros recursos não alopáticos são tradicionalmente utilizados no país e, ao longo de toda a vida, dificilmente algum de nós, brasileiros, não ouviu falar, ou mesmo recorreu a pelo menos um desses tratamentos denominados genericamente como alternativos — termo que não faz jus ao potencial dessas práticas, que podem ser utilizadas, como apontam estudiosos da área, como primeira opção de tratamento e não em último caso, como é comum se pensar.

Confira, na íntegra, todas as reportagem desta clicando aqui.

*Retirado da ENSP
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 02/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário