sexta-feira, 5 de julho de 2013

Divulgando: I Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental - 05 a 07/09/2013

Publicada em 03/07/2013
Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 05/07/2013

Fórum explora papel da saúde mental na atualidade

De 05 a 07 de setembro de 2013, a cidade de São Paulo abrigará o I Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), que tem como presidente o pesquisador da ENSP Paulo Amarante e tem por objetivo debater com os diferentes atores sociais as questões referentes aos Direitos Humanos e a Saúde Mental em suas implicações transversais, abordando temas como População de Rua, Política sobre Drogas, Assistência na Reforma Psiquiátrica e Rede de Atenção Psicossocial, Políticas de Encarceramento, Saúde e Violência em relação à Juventude Negra, Cultura, Economia Solidária, Democratização da Comunicação, entre outros. A ENSP é uma das instituições que apoiam o encontro, e a data limite para envio de trabalhos termina em 31 de julho.


Segundo Paulo Amarante, “A cidade de São Paulo não foi escolhida de maneira aleatória. O estado possui, desde as primeiras mobilizações pela Luta Antimanicomial e pela Reforma Psiquiátrica, importantes ações de militância política. O momento atual foi interpretado por muitos como de extrema importância para a realização do I Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental na capital paulista. Em consequência da questão do crack, São Paulo vive sérios dilemas que podem levar a um retrocesso no modelo de atenção destinado a essa população. Diferentes movimentos sociais estão envolvidos no debate. O Fórum servirá para fortalecer e estreitar ainda mais as lutas dos movimentos sociais em defesa dos princípios da Luta Antimanicomial, da Reforma Psiquiátrica, dos Direitos Humanos e do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.

I Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental

O Fórum segue a tradição iniciada com o movimento Madres da Plaza de Mayo, na Argentina, durante um dos Congressos das Madres, que são marcados pelo debate realizado por um grande número de militantes dos movimentos sociais da América Latina. O fórum, surgido em um dos congressos, tem a intenção de promover um diálogo em que as ideias, questões e propostas circulem sem os caminhos específicos de apresentação de trabalhos apenas. No Brasil, o fórum avança na Luta Antimanicomial, iniciada no Brasil em fins da década de 1970 pelo Movimento Nacional de Luta Antimanicomial e pelo Movimento de Reforma Sanitária, após denúncias de violações aos direitos humanos em relação às pessoas internadas em instituições psiquiátricas no Brasil, no ano de 1978.

Paulo Vannuchi fará conferência de abertura do fórum

O ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, confirmou sua presença como conferencista de abertura do I Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental. O ex-ministro, que recentemente foi eleito para compor a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos, proporcionará aos militantes presentes ao Fórum a oportunidade de ouvir e debater temas relevantes de interesses sociais que foram trabalhados durante anos e, a partir da publicação do Plano Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH3), se tornaram política pública.

Normas para inscrição de trabalhos

Os participantes do I Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental poderão se inscrever para o evento nas seguintes modalidades:

- Ouvinte;
- Apresentador de trabalho / atividade;
- Outras (manifestações culturais, reuniões, geração de renda, etc.).

O "ouvinte" será o participante inscrito que estará no Fórum sem apresentar trabalho, apenas acompanhando as comunicações orais, discussões de trabalho, atividades culturais e outras.

A categoria “apresentador de trabalho / atividade” será para a modalidade “Comunicação Oral”, em que os participantes debaterão com os presentes os temas relativos a seu estudo / atuação / militância.

A proposta de incluir a participação na categoria “outras” é uma forma dos participantes proporem atividades que não estão diretamente incluídas como apresentação de trabalho. As propostas poderão ser feitas em forma de sarau de poesias, discussão de filmes, reunião dos movimentos sociais, oficina de geração de renda, entre outras.

O participante, ao inscrever sua atividade em “outras”, deverá, no ato da inscrição, especificar qual é a atividade que está sendo proposta e o modo como será realizada.

Poderão ser inscritos até três trabalhos por apresentador.

Informações completas em www.direitoshumanos2013.abrasme.org.br ou pelo e-mail abrasme@abrasme.org.br.

(Com informações da Abrasme)

*Retirado da ENSP
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 05/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário